44 Cartas do mundo líquido moderno Crítica

44 Cartas do mundo líquido moderno

13:33Universo dos Leitores


Meu primeiro contato com Zygmunt Bauman foi através de 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno, e já se tornou um dos livros mais influentes que tive oportunidade de ler. Eu já havia me interessado pelo conceito de liquidez do sociólogo, já havia assistido a alguns vídeos, li muitas resenhas mas apenas em 44 Cartas do Mundo Líquido Moderno pude compreender um pouco mais as reflexões propostas por Bauman.



Partindo do conceito de liquidez abordado em várias outras obras do autor (como Vigilância Líquida e Amor Líquido), Bauman constata a falta de solidez das relações humanas decorrente do imediatismo que afeta a sociedade moderna em todos os âmbitos.

O projeto foi uma encomenda do jornal italiano La Repubblica delle Donne, que designou a Bauman a tarefa de responder cartas aleatórias de seus leitores. Isto explica a variedade dos temas e a divisão dos capítulos, que propõe discussões objetivas de temas variados.

Por meio de uma linguagem simples e direta o sociólogo traz à tona temas contemporâneos diversos como moda, tecnologia, relacionamentos, privacidade, redes sociais, educação, padronização de beleza dentre outras questões, criticando a fluidez das relações e as consequências da rápida e múltipla troca de informações, como mostra o trecho a seguir:

"Falar sobre a capacidade de durar muito tempo não é mais um elogio aos objetosnem aos vínculos humanos. Presume-se que uns e outros sejam úteis apenas por um tempo fixo e depois se desintegrem, sejam rasgados ou jogados fora quando ultrapassam seu tempo de validade."
É interessante notar que, apesar da pluralidade dos temas abordados, a costura dos textos é feita de uma forma que possibilita ao autor apontar causas muitos semelhantes para as questões levantadas. Seu conceito de liquidez do mundo moderno está sempre presente, e de alguma maneira os temas estão sempre interligados, partindo de uma mesma origem.  




Também não posso deixar de destacar a genialidade de Bauman, que consegue identificar questões aparentemente simples, que escondem consequências imensuráveis ao nosso atual modelo social. A forma como nos relacionamos e a sociedade estão em constante transformação, em uma velocidade tão rápida que mal podemos avaliar o impacto da liquidez (e fluidez) no mundo moderno.

Bauman aceitou o desafio de estudar a inconstante sociedade moderna, utilizando uma linguagem tão direta e agradável que faz o livro parecer um bate papo, O autor utiliza várias referências, citações e principalmente o seu conceito de liquidez para fundamentar suas críticas.
Uma leitura interessante, inteligente e didática, que possibilita grandes reflexões sobre a sociedade contemporânea.



*Gostou do livro? Encontre a melhor oferta aqui

*Este livro foi enviado como cortesia pela Editora Zahar.

*Postado por Kellen Pavão






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato