A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison Crítica

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares

00:00Universo dos Leitores

"Era uma vida, e ela fora destruída por vingança.
Era um órgão humano, e ele fora tirado por justiça.
Era um coração, e ele fora arrancado por amor."

Foi em Porto Alegre, no ano de 1911, que o Dr. Louison, um médico famoso e respeitado, foi condenado pelo assassinato de 8 homens da alta sociedade. Preso e aguardando o dia da sua morte, ele se tornou um mito não só na cidade, como também no país. Exatamente por isso que o repórter carioca Isaías Caminha foi convidado a viajar até Porto Alegre e reunir informações do caso para montar uma matéria para o jornal no qual trabalhava. 

Logo que chegou à cidade, o repórter percebeu a forma mítica com a qual os crimes eram tratados e também se impressionou com o números de pessoas que pessoas estavam envolvidas no caso. Isso aguçou a sua curiosidade e fez com que ele passasse a ver o caso como um assunto de interesse pessoal e não mais exclusivamente profissional. Acontece que quanto mais ele investigava, menos certezas ele tinha... 

"Em décadas dedicadas aos alienados, descobri um fundamental dado no que concerne à moléstia da loucura: como todo vírus, ela é contagiosa." 
Com um misto de suspense, drama, aventura e até romance, o livro é envolvente e emocionante, e a história se passa por meio de cartas, entrevistas e diários, demonstrando o ponto de vista de vários personagens, todos bem caracterizados e com personalidades interessantes e complexas, que nos fazem questionar a todo o tempo o conceito de bem e mal, amor e ódio, vingança e justiça. 

O grande destaque é que mesmo tendo uma premissa comum, a história surpreende nos detalhes, no vocabulário adaptado à época da narrativa, e na análise dos conceitos de justiça, de certo ou errado, de vilão ou herói, e até mesmo de amor (ou até onde ele pode nos levar). O escritor consegue deixar uma mensagem inteligente ao leitor, que começa a leitura com uma mentalidade e termina com outra.

"Pelo que conheço - ou julguei conhecer - de Louison, tudo segue um arranjo prévio que findará no último ato, um ato dramático e trágico, no qual as peças do quebra-cabeça montado até aqui revelarão uma imagem nítida e una, numa perfeita solução, digna de folhetins de mistério." 

Curiosidades:

- A Lição de Anatomia do temível dr. Louison, de Enéias Tavares, foi o livro vencedor do concurso literário do Selo Fantasy, da Editora Leya (Casa da Palavra), tendo sido escolhido entre aproximadamente 1.400 inscritos.

- O livro integra o gênero literário conhecido como Steampunk, um sub-gênero da ficção-científica, que tem como foco histórias ambientadas no passado, que contam com artifícios tecnológicos modernos. 

- Alguns personagens do livro foram inspirados em personagens dos clássicos da literatura nacional, entre eles Sérgio e Bento, do livro O Ateneu, ou Rita Baiana e Pombinha, do livro O Cortiço. Esse detalhe, além de engrandecer a obra, contribui para despertar a nossa vontade de ler cada um dos clássicos selecionados por Enéias. 

"Num cosmos sem Deus nem justiça, às vezes precisamos tomar a responsabilidade em nossas mãos e executar a retribuição, mesmo que espúria.
Foi o que eu fiz, e o que eu fiz teve um preço."
Confiram também a resenha do Nuvem Literária e da Bruna Miranda


Gostou? Compre aqui: Saraiva e Cultura.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato