Crítica Editora Aleph

O Perfura Neve, de Lob, Rochette e Legrand

00:00Universo dos Leitores

Imagine ser um dos poucos sobreviventes de um acidente atômico que congelou todo o planeta terra, e ter que passar o resto dos seus dias preso em uma locomotiva repleta de aparatos tecnológicos, que possui mais de 1.000 vagões e avança sem destino, em busca do desconhecido e de alguma fonte de esperança. Imaginou? Pois é! Esse é o cenário em que se passa a história da HQ Perfura Neve, que é considerada um clássico do quadrinho francês e chegou no Brasil em março deste ano, em uma edição maravilhosa da Editora Aleph.

Em um universo distópico e futurístico, onde reina o autoritarismo e a divisão dos sobreviventes por classes, sendo que os mais poderosos ocupam os primeiros vagões e são privilegiados com variedade de alimentos e muitas mulheres à disposição para noites de sexo sem pudor e muita bebida, enquanto os menos favorecidos são deixados nos últimos vagões e vivem em condições animalescas, a história tem início quando o Perfura Neve começa a perder a força e os responsáveis pela sua condução percebem que será necessário soltar alguns vagões, mesmo que isso signifique a morte dos seus ocupantes.
Diante disso, um verdadeiro caos se instala e enquanto alguns dos sobreviventes discordam com o abandono dos últimos vagões, outros pensam que as pessoas neles instaladas são insignificantes e não merecem tanta preocupação. Para eles, o que importa é apenas a segurança do trem e a garantia da sua velocidade. O que tem valor é somente a  hierarquia, o poder, o controle, e claro, os luxos.

Discussões acerca da situação são travadas e os diálogos são extremamente inteligentes e críticos, nos colocando diante de diversas reflexões acerca da estrutura social hierarquizada e da constante luta pelo poder e pelos interesses interesses pessoais, mesmo quando todos estão em uma mesma situação: nenhuma esperança, um total desilusão e a real possibilidade de extinção da vida humana. 
Essa foi sem dúvida uma das melhores HQ's que li esse ano. Além do roteiro envolvente, as ilustrações são maravilhosas e a escolha do preto e branco confere uma sensação ainda mais cruel, intensa e solitária para a narrativa. Os traços são impecáveis e os detalhes do cenário e da imensidão congelada saltam aos olhos e causam um impacto imediato. 

No final da edição tem um Posfácio que conta um pouco sobre os criadores da história, mostra como um começou a participar da vida do outro e como surgiu a ideia da HQ. Simplesmente sensacional.
DICA: 

A história do Perfura Neve foi adaptada para o cinema e intitulado "O Expresso do Amanhã". Dirigido pelo coreano Joon-Ho Bong, o filme conta com um elenco de peso: Chris Evans, Tilda Swinton, Ed Harris, John Hurt, Octavia Spencer, Kang-ho Song. 

Eu ainda não tive oportundidade de assistir, mas tem uma crítica interessante no Obvious Mag. Confiram clicando aqui!

Gostou? Compre aqui: Saraiva, Submarino ou Cultura.




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato