Dicas Eventos

As quadrinistas que vocês precisam conhecer no FIQ

17:57Universo dos Leitores

Oi gente! 

Como vocês sabem, o FIQ BH começa amanhã. Pensando nisso, e considerando o fato de que esse ano o evento abraçou a participação das mulheres, que estarão presentes de forma intensa e preenchendo toda a programação, que contará inclusive com convidadas internacionais, o Bruno Trindade, do Renegados Cast, fez uma lista especial com dicas de quadrinistas que vocês não podem deixar de conhecer...

Aproveitem:

1 – LU CAFAGGI:

Creio que pra quem acompanha ainda que pouco a nova cena do Quadrinho Nacional não está surpreso que eu tenha colocado a Mineira Lu Cafaggi encabeçando essa lista. É importante dizer que isso não é um ranking e de maneira alguma a ordem das aqui citadas as fazem “melhor” ou “pior”, mas estou escrevendo tudo de cabeça, e acho que quando eu penso em uma quadrinista brasileira, é de fato o primeiro nome a vir na minha mente. 

Não por um acaso, afinal, Lu Cafaggi é dona do traço mais singelo e delicado que eu já vi na vida e ao Lado do irmão Vitor Cafaggi foi a responsável por duas das melhores Graphic MSP já lançadas, “Laços” e “Lições” da Turma da Mônica. Além disso, ela tem ilustrações maravilhosas em seu blog Los Pantozelos e acabou de lançar o quadrinho “Como tudo começou” ao lado da blogueira Bruna Vieira. Olha, uma arte é mais linda que a outra. 

Acho seguro afirmar que Lu já se estabeleceu como uma das maiores quadrinistas da atualidade no Brasil. Com um traço inconfundivel, ela imprime uma marca única que garantiu a ela o prêmio HQ Mix na categoria “Novo Talento (desenhista)”. Se estiver no FIQ não deixe de conferir seu material e de trocar umas palavras com ela que, além de meiga, é muito simpatica. 

2 – ANA LUIZA KOEHLER:
A dona desse sobrenome lindo não podia ficar de fora da lista. Nascida em Porto Alegre e formada em arquitetura, tive o prazer de conhecer o trabalho íncrivel dessa mulher com uma ilustração da Liga Da Justiça Internacional, publicada no livro ícone dos quadrinhos, do Ivan Freitas da Costa. Desde então acompanho com atenção a produção do quadrinho “Beco do Rosario” (com lançamento no o FIQ 2015), e a cada preview é possível conferir o empenho absurdo que ela dedica em suas pesquisas. Cada cenário mostrado representa um resgate histórico de Porto Alegre dos anos vinte e o seu desenho arquitetônico é deslumbrante (para dizer o mínimo). Com pleno dominio de perspectiva e muita identidade nos personagens criados, o seu trabalho artístico tem características muito marcantes.

Ana Luiza também é curadora do FIQ e uma das vozes mais ativas quando se trata das questões da imagem das mulheres nos quadrinhos, sendo frequentemente convidada para podcasts e palestras sobre o tema. 

Eu tive o prazer de conhecê-la pessoalmente e de entrevistá-la algumas vezes, então posso dizer que ela é provavelmente a pessoa que você mais vai gostar de conhecer no evento. 

3 – CRIS PETER:
Também de Porto Alegre, a colorista Cris Peter já é um nome de reconhecimento internacional, tendo participações em obras como as graphic MSP do Astronauta “Magnetar” e “Singularidade". Ela também está por trás do grande sucesso do Catarse Pétalas, ao lado de Gustavo Borges, e também já coloriu várias obras para o grande mercado Americano, como por exemplo Casa Nova de Fábio Moon e Gabriel Bá, o que lhe rendeu uma indicação ao Eisner, o maior e mais importante prêmio da industria dos quadrinhos em todo o Mundo. 

Cris lançou também (via Catarse) o seu livro teórico, “O Uso das Cores”, da Editora Marsupial. Para o FIQ trás as novidades “Eu ~Amo~ Minha Roomie” e “Patas Sujas”, criação do coletivo “Complementares” do qual ela faz parte. 

Cris Peter é uma autoridade quando se fala em colorização de quadrinhos (peça chave para qualquer produção) e agora está investindo também no seu lado autoral, tanto em roteiro quanto em desenho. Com o empenho e esforço característico dessa guria, é certo que vem coisa muito boa por aí. Vale a pena conferir todo seu material no Festival Internacional de Quadrinhos desse ano. 

4 – CRISTINA EIKO: 
Ao lado de seu parceiro Paulo Crumbim, Cristina Eiko, ou Cris Eiko para os íntimos, é responsável pelo sensacional “Quadrinhos A2”, uma das coisas mais divertidas que vem sendo publicadas recentemente. 

Vencedor do prêmio HQ Mix na categoria “Publicação independente”, “Quadrinhos A2” etreia seu quarto volume do FIQ 2015 e eu garanto que é diversão garantida. Com um humor leve e às vezes non sense, o quadrinho é autobiografico e mostra as desventuras do casal em seu dia-a-dia, revelando-se uma ótima pedida também para presentear aquele amigo que ainda tem resistência em ler quadrinhos. A HQ serve para qualquer público, de qualquer idade. 

É bom lembrar que Eiko e Paulo são responsáveis pela Graphic MSP do Penadinho, que foi intitulada “Vida”, e que é um dos quadrinhos de maior sucesso da última leva desse projeto. 

Confira o trabalho dessa artista íncrivel no FIQ e troquem uma palavrinha com ela. Não sejam tímidos(as), ela com certeza estará mais tímida que você, rs. 

5 – BIANCA PINHEIRO:
OK, eu sou o primeiro a concordar que a palavra talento as vezes não faz jus a todo o trabalho e esforço que determinada pessoa aplica para ficar bom em algo, mas não achei outro adjetivo para descrever o que essa guria faz com tamanha maestria. 

Bianca Pinheiro é sim um dos novos grandes talentos da atualidade, e não foi à toa que ela venceu o troféu HQ Mix 2015 na categoria “Novo Talento (Roteirista)”, o que na minha opinião foi um equivoco do prêmio, pois acho que ela deveria ser premiada como autora, uma vez que além de escrever, ela também desenha e finaliza seus trabalhos. De toda forma, vencer qualquer categoria num prêmio que infelizmente contempla tão poucas mulheres, já representa uma grande vitória! 

Bianca é autora do excelente “Bear”, uma webcomic maravilhosa que já ganhou dois volumes impressos pela excelente Editora Nemo. Numa demonstração incrível de versatilidade, supreendeu quem não conhecia tão bem sua formação com o ótimo “Dora”, um quadrinho numa pegada completamente diferente da sua obra mais conhecida, o que deixou claro que ela faz bem seja lá o que se propor a fazer. 

Tive o prazer de realizar essa entrevista com ela no 1º Encontro Lady´s Comics, e posso garantir que vale a pena conhecer mais do trabalho dessa Guria que ainda vai nos presentear com muito quadrinho de qualidade. 

Aproveite o FIQ, dê um abraço nela e confiram seu mais novo lançamento, “Meu Pai é um Homem da Montanha”, que conta com a colaboração do seu marido Gregório Bert. 

EXTRA – LADY'S COMICS:
Como o post já está ficando gigante, resolvi parar por aqui. Mas como ainda tem muita mulher íncrivel para indicar no mundo dos quadrinhos (muita mesmo), resolvi fazer uma ultima indicação, que se refere ao trabalho coletivo Lady´s Comics, um grupo voltado para fortalecer a cena das mulheres que produzem quadrinhos no Brasil e no mundo. 

O trio Mariamma Fonseca, Samanta Coan, e Samara Horta encabeçam essa ideia maravilhosa que cataloga, evidencia e contribui para o crescimento e reconhecimento da produção feminina na nona arte. 

As três foram responsáveis pelo “1º Encontro Lady´s Comics: Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos” que reuniu centenas de mulheres e homens para debater sobre a representatividade de gênero nessa mídia. Foi um evento marcante, que injustamente não recebeu uma indicação na categoria de “Melhor evento” no HQ Mix. Tal fato, contudo, não diminui em nada a grandiosidade do trabalho que elas estão realizando. 

Prova de que não é uma injustiça qualquer que vai parar a força desse debate, o site continua firme e forte e eu indico que vocês conheçam os inúmeros trabalhos que as brasileiras e as mulheres de todo o mundo estão fazendo por ai. Além do site, as meninas mais uma vez fizeram um bem sucedido Catarse, e vem por ai a Revista Risca, que é inteiramente voltada para o assunto Mulheres nos Quadrinhos. O primeiro volume já conta com a presença da mulher negra nas HQs, identidade de gênero, aborto e as precursoras da nona arte no Brasil. Como não amar? 

Vocês podem também aproveitar o FIQ e conhecer as meninas do Ladys, que esse ano são convidadas oficiais do evento. 

Espero que tenham gostado do post! Nos vemos no FIQ o/ 


Encontre o Bruno Trindade: 











You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato