Dicas Feminismo

7 livros para começar a pensar sobre feminismo

00:00Universo dos Leitores

Oi gente, tudo bem?

O assunto "feminismo" está cada vez mais frequente nas redes sociais e nas discussões entre grupos de amigos, pensadores, jornalistas, professores etc. Isso é ótimo, afinal, nada melhor que pensar sobre igualdade entre os gêneros e falar sobre isso com a mente aberta, na tentativa compreender cada vez mais a importância dessa luta e desse discurso, que diferente do que muita gente pensa não tem nada de radical ou extremista.

Pensando nisso, resolvi listar 6 livros que considero interessantes e que introduzem o assunto, levantando reflexões interessantes não só sobre a condição das mulheres ao longo do tempo, como também sobre a importância de mudarmos diariamente o nosso comportamento e a nossa mentalidade.

Os livros são os seguintes:

Ambientando na década de 1930, o livro conta a história de uma negra através de cartas. Abusada pelo pai, pelo marido e pela sociedade, Celie vive calada todas as penúrias da vida de uma mulher, encontrando nas cartas uma maneira de desabafar. Sua vida, no entanto, sofrerá uma mudança, quando conhece Shug Avery, uma mulher a frente de seu tempo, e que vive uma vida diferente de outras mulheres de sua época.

Um romance intenso e verdadeiro, que aborda por meio de personagens cativantes as dificuldades enfrentadas por uma mulher negra que saiu do seu país e foi tentar a vida nos Estados Unidos. A história fala sobre racismo, machismo e opressão, o que abre nossos olhos para várias questões que muitas vezes optamos por deixar para lá. 

O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir
Pioneira no assunto, Simone de Beauvoir foi uma estudiosa na questão dos gêneros e publicou esse livro no ano de 1947, o que causou grande impacto na sociedade e demonstrou a sua força e coragem. O livro ganhou destaque tanto pela forma sincera como analisou a questão da mulher na sociedade,como pela frase "Ninguém nasce mulher, torna-se mulher". 

A partir de uma linguagem simples e direta, a obra nos coloca diante de muitas reflexões sobre a postura controladora dos homens e sobre o sofrimento progressivo das mulheres que possuem suas vontades oprimidas e são moralmente coagidas pelos homens. Vale destacar, ainda, que a narrativa é, em partes, autobiográfica, já que a escritora, que sofria de depressão, recebeu ordens de ser tratada em casa e de parar de escrever e de exercitar a mente.

Sejamos todos feministas, Chimamanda Ngozi Adichie 
Um ensaio curto e muito intenso, em que Chimamanda discorre sobre a sua experiência como mulher, nigeriana e negra, para mostrar o quanto é difícil lutar pela igualdade e obter direitos e respeito em uma sociedade que privilegia os homens e educa as crianças de uma forma machista e desigual. 

Com uma simplicidade singular, nesse livro Virgínia Woolf fez um belíssimo discurso (que mais se parece um diálogo) em nome da liberdade e da igualdade, trazendo à tona uma das mais brilhantes reflexões que tive a oportunidade de ler. Fui atingida em cheio pela forma intensa com que a escritora defende muitos questionamentos dos movimentos feministas, problemas que até hoje nós, mulheres, enfrentamos no dia a dia.



Entre as várias abordagens, o livro, que tem linguagem simples e bem introdutória, explica as formas nas quais o machismo é inserido na sociedade e mostra maneiras simples para mudarmos o nosso pensamento e praticarmos a sororidade. Além disso, a edição apresenta uma lista com as conquistas das mulheres aos longo dos anos e fala sobre um tema que muitos ainda sentem medo: o feminismo!


Para quem tiver interesse, recomendo também o blog Escreva Lola Escreva, que aborda o assunto de forma responsável e contém diversas informações relevantes e interessantes. Vale a pena conferir!

Até a próxima!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato