Editora Nemo História em Quadrinhos

Placas Tectônicas, de Margaux Motin

00:00Universo dos Leitores

Imagine uma HQ descontraída, divertida, leve e que descreve situações que provavelmente você já vivenciou ou já viu alguém vivenciar... Imagine uma HQ com uma personagem de 35 anos, que termina o casamento, tem uma filha ainda criança, e quer experimentar a vida com intensidade, como se fosse apenas uma adolescente... 

Imaginou? 

Então você conseguiu entender direitinho o que vai encontrar em Placas Tectônicas, da francesa Margaux Motin, que foi publicada no Brasil pela Editora Nemo, em uma edição muito caprichada e com a tradução impecável de Fernando Scheibe.
A HQ é o auto-retrato da roteirista, que com um bom humor impagável descreve as situações inéditas que vivenciou depois que se separou do marido e conseguiu sair da "fossa". Com um texto leve e solto, e ilustrações com traços finos e repletos de cores, ela fala sobre amizade, balada, ressaca, julgamentos, família, maternidade, sexo, trabalho, superação, liberdade etc.

O interessante é que Margaux ri dela mesma e enfrenta as situações com naturalidade e pouco pudor, sem se importar com as opiniões dos terceiros e sempre sendo sincera com as próprias vontades e desejos. Em uma parte da história, inclusive, ela diz o seguinte: "porque seria melhor morrer do que revelar essa verdade que NINGUÉM NO UNIVERSO parece capaz de admitir: A MULHER É UM HOMEM COMO TODOS OS OUTROS.”
Essa é uma história sobre a vida como ela é. Uma história que mostra situações corriqueiras e que podem ser vivenciadas por qualquer pessoa, na tentativa de nos fazer perceber que somos um misto de emoções, de sensações e atitudes. Somos placas que se unem de forma imprecisa e imprevisível, fazendo com a gente aprenda a lidar com todas as barreiras e todos os empecilhos que surgirem no caminho. 

A narrativa fala muito sobre as mulheres, mas em momento algum tem a intenção de forçar comportamentos ou inspirar mudanças, o que ela apresenta é apenas a realidade de uma mulher espirituosa e bem humorada, que vive a vida intensamente, como se não houvesse amanhã... Uma mulher que muito se parece comigo e provavelmente com você!  
É uma HQ para colocar na cabeceira da cama e abrir e fechar mil vezes. Não tem como não rir, não lembrar de alguma situação que você vivenciou em algum momento e não querer que todas as suas amigas leiam. Nossa, quantas vezes me peguei pensando: "gente, isso é a cara da ____.". Identifiquei várias amigas na história, o que tornou a leitura ainda mais agradável! 

Sem dúvida vale a pena conferir... Virou queridinha! Ah, a Pipoca Musical listou no blog 5 momentos super divertidos da história, não deixem de conferir

Se interessou pelo livro? Compre aqui... 

                                                                                            




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato