Editora Moderna Infanto-Juvenil

Lendas do Sol Nascente, por Walcyr Carrasco

00:00Universo dos Leitores

Provavelmente vocês já viram por aqui as resenhas que fiz para os livros da coleção Clássicos Universais, que contam com adaptações de grandes clássicos da literaturas feitas pelo Walcyr Carrasco para o público juvenil. Eu adoro a coleção e considero uma excelente forma de inserir os jovens leitores no universo dos grandes autores e das grandes obras.

Como fã do trabalho do escritor, fiquei surpresa quando descobri o livro Lendas do Sol Nascente, que foi publicado pela Editora Moderna em uma edição ilustrada que é simplesmente apaixonante e integra a série Reconto da Tradição Popular... A obra reúne diversas lendas do folclore japonês e é super, super interessante e envolvente! 
Logo no início do livro Walcyr explica que cresceu na cidade de Marília, em São Paulo, e que o local é muito influenciado pela cultura japonesa, razão pela qual desde criança ele já conhecia algumas palavras, apreciava a culinária, participava de feiras e ouvia várias histórias e lendas do folclore japonês. Com isso, para ele, a sensação de escrever esse livro foi maravilhosa, afinal, além de relembrar algumas narrativas que já conhecia desde novinho, ele precisou fazer novas pesquisas e acabou conhecendo ainda mais os aspectos da rica cultura do Japão e da sabedoria incomparável do seu povo. 

O livro reúne treze contos curtos que falam sobre o universo, o amor, a vingança, a passagem do tempo, a crueldade, os animais, os reencontros etc. Somos inseridos em um mundo mágico, repleto de imaginação e de sonhos. Ao mesmo tempo que ficamos fascinados, aprendemos muito sobre um povo que possui crenças e valores muito diferentes dos nossos. 



Todas as narrativas são fascinantes, mas sem dúvida as que mais chamaram a minha atenção foram as seguintes: A ponte celeste, que aborda a criação do mundo e os esforços de um jovem casal na tentativa de proporcionar beleza para a terra; O cristal de Buda, que trata do amor incondicionável de uma mulher pelo seu filho; e O rouxinol sem língua, que descreve as aventuras de um pássaro que após ser vítima de uma grande crueldade, consegue se reerguer e cantar de forma ainda mais bonita e emocionante. 

Vale mencionar que as histórias podem ser lidas na sequência ou de forma aleatória, o que é ótimo por permitir que os pais leiam uma por dia para as crianças, ou por facilitar a leitura dos pequenos que estão aprendendo a ler e tendo os primeiros contatos com os livros.
Por fim, é preciso destacar as ilustrações maravilhosas de Rebeca Luciani, que com cores fortes, traços bem marcantes e repletos de detalhes, conseguiram criar ainda mais encanto para as narrativas... Eu me apaixonei por tudo! 

Sem dúvida uma ótima opção de livro para os pequenos! Vale a pena conferir... 

*Postado por Isabela Lapa




You Might Also Like

1 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato