Crítica Editora Record

Somente a Verdade, de José Paulo Cavalcanti

00:00Isabela Lapa

Se tem uma coisa que eu adoro são os livros de contos. Gosto de narrativas curtas, que conseguem causar um impacto e me transformar de alguma forma. Exatamente por isso eu fiquei encantada com esse livro do advogado José Paulo Cavalcanti, que foi publicado recentemente pela Editora Record.

A edição reúne contos que abordam questões relacionadas aos sentimentos e às experiências das pessoas em diversos momentos e situações da vida: um homem que beija a ex-mulher anos depois; uma mulher que resiste à morte na tentativa de encontrar o corpo do filho; um homem que tem medo de saber se é ou não o pai biológico do filho; uma mulher que procura o advogado para informar a intenção de suicidar; uma última conversa com um grande amigo etc. 

O interessante é que as narrativas, apesar de não apresentarem nomes e identificações de pessoas reais, são baseadas nas experiências e nas histórias que o advogado ouviu e acompanhou ao longo da sua trajetória profissional. Logo na Apresentação do livro, ele deixa claro que a intenção da obra é mostrar aos leitores as inúmeras incertezas que nos habitam. 

"Por isso escrevo esse livro. Para contar histórias. Para deixar registrado um pedaço de mim. Para me sentir vivo, depois de ver tanto desalento. Para dizer que me anima, no carrossel do destino, sobretudo o que é breve e perto. Para quase tocar céus imprecisos e distantes. Para experimentar, com os olhos e com o coração, as incertezas do tempo que esvai. Para celebrar, permanentemente, a gloriosa epifania da existência - mistérios, misérias, o inesperado, o insólito, o mundano, o trágico, o sublime e o espanto."

Como a linguagem é fluida e envolvente, nos sentimos imersos nos sentimentos descritos e quando a gente assusta, o livro chega ao fim deixando um sentimento de paz, de leveza e de saudade. É delicioso perceber o quanto somos inteiros e completos nas nossas inseguranças e imperfeições... 

Sem dúvida uma ótima opção de leitura e de presente! :)

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato