Claudia Ahlering Crítica

Guetto Brother - Uma Lenda do Bronx, por Julien Voloj e Claudia Ahlering

00:19Kellen Pavão

Bronx, anos 70.


Depois de uma frustrada tentativa de urbanização e de um ambicioso projeto de verticalização mal sucedido, o condado novaiorquino Bronx enfrentava sérios problemas sociais como a violência, repressão e o absoluto descaso da administração municipal. Povoado rapidamente por negros e porto-riquenhos em busca de melhores oportunidades, o condado se tornou o retrato de uma urbanização  rápida e desestruturada, que acabou dando origem aos famosos "guettos" novaiorquinos.

Reflexo do descaso das autoridades, a população se sentia marginalizada, enfrentando a deficiência de serviços básicos como o fornecimento de água e luz, além da falta de segurança pública. O Bronx acaba se tornando um território esquecido, criando uma comunidade com suas regras próprias dentro de uma Nova Iorque que parece querer se esquecer desta parte da cidade.

Neste cenário caótico surge a gangue Guetto Brother, criada por Yellow Benjy e seu irmão e que rapidamente consegue novos jovens adeptos, unidos pela mesma falta de perspectiva. Buscando defender-se, ganhar visibilidade e até conquistar uma certa representatividade dentro do turbulento Bronx os irmãos fundam o Guetto Brotter, gangue que viria a se tornar uma dos maiores grupos novaiorquinos chegando a mais de 2 mil membros. 

Novas gangues surgem no mesmo período intensificando a rivalidade e os conflitos, que ficam cada vez mais frequentes no Bronx. Em meio a uma tentativa de mediar a paz entre gangues rivais, Black Benjie, um dos mais influentes e mais queridos membros do Guetto Brother é assassinado, mudando a narrativa e a vida dos moradores do condadopara sempre.
Contrariando as expectativas, Yellow Benjy convoca uma reunião com todos os líderes de gangues para celebrar um histórico acordo de paz. A reunião foi transmitida pela imprensa local e representou não apenas a paz no Bronx, mas também a resistência contra o sistema excludente aos quais todos os moradores do condado estavam submetidos. Nascem novas perspectivas e o hip hop surge com tudo no Bronx, dando início a uma explosão cultural. 
A versão da Editora Veneta traz extras que agregam muito à edição, como uma entrevista especial de Jeff Chang (crítico especializado em rap) imagens reais dos personagens da histórias, e entrevistas. 

Fiquei com a sensação de que o ritmo poderia ser um pouco mais dinâmico, mas nada que tire o brilho do quadrinho que tem como pontos positivos o contexto histórico e cultural, a oportunidade de conhecer o surgimento do Guetto Brother no Bronx, e as origens do Hip Hop.


Séries e documentário

A NETFLIX disponibiliza em seu catálogo o documentário Rubble Kings, com cenas reais que marcam o surgimento do hip hop e The Get Down, série musical com o mesmo tema sobre a qual já falamos aqui.

Rubble Kings
The Get Down

*Este quadrinho é uma cortesia da Editora Veneta

*Link para compra| Amazon: http://amzn.to/2eq83mL

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato