A Bela e a Fera Clássicos Zahar

A Bela e a Fera, de Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve

06:50Isabela Lapa


É provável que todos vocês já tenham ouvido falar do clássico da literatura mundial que conta a história da jovem camponesa que para salvar o pai da morte, decide se casar com uma fera muito feia, mas com o coração super bondoso... Essa é, em poucas palavras, a história do livro A Bela e a Fera, que ganhou uma edição super especial da Zahar e agora compõe a coleção Clássicos Zahar.

A obra ficou muito famosa no ano de 1756, quando Madame Beaumont publicou uma versão curta e infantil para a história que na verdade foi escrita por Madame de Villeneuve, no ano de 1740, tendo como público alvo os adultos. 

Apesar das diferenças entre as versões, a leitura de ambas nos permite perceber que a intenção da obra é falar sobre o amor, o orgulho, a simplicidade, a bondade e a maldade. 


Com uma linguagem bem acessível e personagens muito bem caracterizados, tanto o conto clássico como a narrativa original levantam questionamentos sobre os seres humanos, mostrando a todo tempo o contraste entre a beleza física e a beleza da alma, a inteligência e a bondade.

"É mais fácil raciocinar sobre o amor do que vencê-lo."

O que se destaca no texto original, contudo, é que por ser mais extenso, ele apresenta detalhes sobre o passado da Bela e da Fera. Além disso, em algumas partes, a Fera é a própria narradora, o que torna a obra ainda mais envolvente.

"(...) Aspirava à liberdade, era a única coisa capaz de me reconfortar, e a única que ela me recusava."

A leitura é bem agradável e a edição conta com texto de apresentação de Rodrigo Lacerda, ilustrações de Walter Crane e tradução de André Telles. Aquele capricho que a gente saber que é cara da Zahar!


Uma curiosidade:

Eu não sei se vocês já sabem, mas para mim foi novidade completa... Na apresentação da obra, o Rodrigo Lacerda conta que o personagem da Fera foi inspirado em Pedro González, um espanhol que nasceu no ano de 1537 com uma síndrome raríssima conhecida como hipertricose. A síndrome gera um crescimento anormal em todo o corpo, especialmente no rosto, com isso é comumente chamada de "síndrome do lobisomem".

Naquela época, as poucas pessoas portadoras da doença eram isoladas da vida em sociedade e sofriam discriminações e maus tratos, com isso, Pedro foi vendido por seu pai. A partir daí, vocês terão que ler o livro para descobrir... É surpreendente! :)


* Gostou do livro? Encontre a melhor oferta aqui




You Might Also Like

3 comentários

  1. Oi, Isa!
    Sou louca pelos Clássicos Zahar!
    Ainda não tenho esse d'A Bela e a Fera, mas essa capa está simplesmente maravilhosa! Adorei essa pegada minimalista :)

    Beijos,
    Giulia | www.1livro1filme.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa ficou linda de viver, a Zahar arrasa!
      Bjs, Isa!

      Excluir
  2. Já coloquei como prioridade A Bela e a Fera.Espero gostar :)

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato