César Bravo Crítica

Ultra Carnem, de César Bravo

00:00Isabela Lapa


Quando eu recebi Ultra Carnem comecei a ler imediatamente, afinal, eu estava ansiosa com o livro desde o início do ano passado, quando a Darkside Books anunciou o lançamento em um evento suuuper legal que aconteceu em São Paulo. No evento, tive a oportunidade de conhecer o autor e a sua simpatia e simplicidade me conquistaram. Depois disso, fizemos uma entrevista super legal com ele aquele no blog, o que tornou a minha curiosidade com o livro ainda maior! 

Então, é com muita alegria que digo: o livro não é bom, é ÓTIMO! A leitura superou todas as minhas expectativas e prendeu a minha atenção do início ao fim... Sério, a construção dos personagens é perfeita e as narrativas possuem uma consistência ímpar, tanto que algumas vezes eu me peguei pensando: "será que isso existe?".


O livro é dividido em quatro partes, que apesar de independentes, possuem um mesmo plano de fundo: a influência do diabo sobre os homens. Além disso, todas as narrativas abordam o medo, as forças sobrenaturais e o principal: a essência das pessoas, a ganância e o egoísmo que muitas vezes faz com que elas adentrem por caminhos sem volta.

A primeira história, que de uma forma ou outra possui relação com todas as demais, é intitulada "O Abandono" e conta a história de Wladimir Lester, um jovem cigano que é deixado em um orfanato comandado por um padre. O rapaz possui um grande talento para as artes, mas o seu trabalho assusta a todos, o que faz com que o padre fique receoso acerca das suas origens e da sua ligação com as forças do mal. 

"Dizem que o Inferno é a repetição, mas talvez seja a novidade."

Rapidamente os mistérios que envolvem o seu passado começam a aparecer e entre uma desavença e outra com os outros garotos do orfanato, Wladimir usa da sua arte e do seu poder que advém de forças malignas e muito poderosas para vencer aquela disputa. Com isso, ele muda o destino de todos de forma assustadora e definitiva. 

Quando a narrativa chegou ao fim eu não conseguia respirar e virei a página super ansiosa pela continuação! Foi com um ar de surpresa que descobri que a segunda parte, chamada "Gênesis" não trazia uma continuação, mas sim a história de Nôa, um pintor que está sem inspiração para novos quadros e descobre uma tinta muito poderosa que foi deixada muitos anos atrás por um cigano misterioso: o Lester da primeira história! 

Ambicioso e repleto de sonhos, ele saí em busca de um passado perigoso e mesmo com todos os avisos de que aquilo deveria ser deixado de lado, ele insiste incansavelmente. Contudo, quando encontra o que procura, ele vê a sua vida virar do avesso e todos os seus sonhos se esvaem em poucos instantes.

"Moço, eu não posso tirar da sua cabeça o mal que está crescendo, mas posso lhe dar um conselho. Esqueça de uma vez por todas a criança cigana e o que ela produziu. O que o menino fez envenena a gente. Primeiro, vai tomar o seu corpo; depois, sua consciência. No fim, perderá sua alma. Foi o que aconteceu comigo e com os outros."

É impossível ler essa parte da história sem parar para pensar em tudo que fazemos quando queremos o sucesso! Quantas coisas deixamos de lado para buscar um sonho, quanta necessidade temos de alcançar o sucesso. A pergunta é: estamos preparados para as consequências? A obra, ainda que fictícia, deixa uma mensagem interessante e muito real: toda escolha trás consigo um resultado. 

Na terceira parte, "O Pagamento", conhecemos Marcos, um pai de família com uma vida repleta de problemas e insatisfações, que em um dia entediante conhece uma senhora misteriosa que diz que ele pode fazer um pedido para a estátua de uma Ciganinha, que ela acostuma atender a todos com muita presteza. Desconfiado, ele faz o que a Senhora diz e a sua vida se transforma de forma inexplicável.

"O problema é quando você diz que sua vida mudou completamente depois daquilo. Nada é de graça nesse mundo, Marcos. E Deus nunca faz favores. Isso é coisa do inimigo."

Acontece que de forma misteriosa assassinatos cruéis começam a acontecer na cidade e Marcos não consegue entender o seu envolvimento com aquilo tudo. Com um ritmo louco e cenas inimagináveis, essa parte vai fazer você perder o sono! É arrepiante... 


Por fim, na quarta parte, "O Inferno", conhecemos Lucrécia, uma mulher com um passado triste e violento, que possui o coração endurecido e não tem esperança na vida. Os seus caminhos se cruzam com forças demoníacas e a sua caminhada ganha novos rumos, reveladores e impactantes.

O interessante dessa parte é a forma como o autor contextualiza o inferno com a atualidade e descreve de forma irônica a forma como a internet e a mudança dos valores sociais tem atrapalhado até mesmo o trabalho do Diabo.

"Ele sequestra pelo amor e eu pelo favor; a dor, nós dois usamos. E olha que eu vinha ganhando fácil há muito tempo, mas essa porcaria de internet... Mulher, isso acabou comigo. Agora todo mundo conhece tudo, lê tudo e desacredita em tudo. Nem eu ou Ele - apontou para cima - valemos muita coisa se não acreditarem em nós. Talvez precisemos rever todo esse negócio, mas quer saber? Eu ainda pretendo ganhar essa aposta... E quando ganhar, vou provar quem é quem no mundo."

É um capítulo interessante, repleto de informações sobre o outro lado da vida. Um capítulo que adentra no próprio inferno e nas suas diversas nuances.


Gente, a leitura é sensacional! Do início ao fim, esse livro vale a pena em todas as páginas, em todos os detalhes. É incrível como o César Bravo entrelaça os fatos, constrói diálogos envolventes e inteligentes, e cria um universo muito instigante, definindo o Diabo e o inferno de uma maneira surpreendente! Garanto que os fãs de terror ficarão vidrados nessa obra, que além das quatro parte, presenteia os leitores com um epílogo que une todas as ponta e encerra a história de forma impecável.

Desejo muito sucesso ao César e espero ler muitas obras dele, afinal, amo literatura nacional e ele é realmente um talento! A Darkside Books fez uma excelente aposta...


Gostou? Compre aqui!


*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato