Eu poderia falar sobre muitas coisas, mas resolvi falar sobre empatia!

12:30Isabela Lapa

Estamos vivendo momentos difíceis. As pessoas discutem por política, não respeitam quem pensam diferente, acusam, gritam e agridem. Os limites foram ultrapassados e o caos, pelo menos para mim, foi instalado. E isso dói, dói muito!
É por isso que hoje eu vim falar sobre empatia!
Ontem fui ao shopping para um reunião e aproveitei para passar na livraria e comprar um livro. Andando por lá, acabei me deparando com um exemplar desconhecido, com uma capa colorida e o seguinte título: O livro dos Ressignificados. 
Curiosa como sou, peguei o livro e por coincidência (ou pura sorte), abri direto na página da empatia. Me deparei, em um momento muito oportuno, com o seguinte:
empatia (s.f.)não é sentir pelo outro, mas sentir com o outro. é quando a gente lê o roteiro de outra vida. é ser ator em outro palco. é compreender. é não dizer “eu sei como você se sente”. é quando a gente não diminui a dor do outro. é descer até o fundo do poço e fazer companhia para quem precisa. não é ser herói, é ser amigo. é saber abraçar a alma.
Quando eu li “é saber abraçar a alma eu me emocionei. Por um minuto, pensei: como pode ser tão difícil?
Mas depois, voltando para casa, tive oportunidade de conversar com uma amiga que me disse que desanimar não era a resposta. Ela sugeriu, sabiamente, que eu procurasse forças nos pequenos gestos.
Comecei, então, a pensar nas coisas maravilhosas que me cercam, que cercam a minha família e claro, a minha cidade. E são muitas, muitas mesmo. Com isso percebi que não preciso me concentrar no que faz mal e magoa. Eu posso colher gestos de gentileza e empatia nas pequenas coisas, e tentar compartilhar esses gestos com as pessoas que estão ao meu redor.
Foi por isso que me senti tão à vontade para falar sobre isso por aqui. Compartilho dicas de restaurantes, passeios, viagens e atrações culturais com vocês. Então por que não falar sobre afeto? Afinal, existe afeto em tudo isso.
Hoje eu quero deixar um convite: olhem para os outros com mais amor. Esqueçam cor, raça, sexo, condição sexual e opção política. Sejam humanos, tenham humanidade.
O resultado de uma eleição é só um resultado. Ele pode interferir na economia, na educação, na segurança, na previdência, na saúde e em muitas outras coisas. Mas acima dele temos nós, seres humanos, pessoas de bem, brasileiros, reconhecidos mundialmente pela alegria e pela diversidade.
Que possamos recuperar a leveza da alma e perpetuar a paz. Isso não depende de ninguém, só da gente. É individual, parece pequeno, mas significa muito!
Paz. Empatia. Gentileza. Humanidade. É só que eu quero! Vamos juntos nessa?
Beijos, Isabela!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Julia Santos08:16

    Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

    ResponderExcluir
  2. Em diversos momentos e diferentes lugares, grupos radicalizados concluíram que as desgraças do povo não se deviam nem a lutas de classes (burgueses x proletários) nem grupos étnicos, nem conflitos por crenças religiosas.. Os Guardas Vermelhos da revolução cultural chinesa, a revolução dentro da revolução, a outra volta do parafuso... O Khmer Vermelho no Cambodia, o Sendero Luminoso no Peru.. E outros menos midiáticos, depois de muito pensar acharam que era preciso extirpar a classe letrada, os ilustrados, os escolarizados.. Na verdade era preciso acabar com a cultura urbana, com as cidades, que eram a causa do vicio e da corrupção e voltarem todos á vida simples do campo. Esses sim eram as causas da miséria popular.. Esse é um viés ideológico bem discutível não é? Mas..peraí..vamos pensar em nossos acadêmicos e no produto que sai da universidade em geral: médico que odeia pobre a ponto do governo precisar importá-los de outros países bem mais pobres que o nosso onde eles não sofrem com essa alergia ao povo..professores mentirosos e incompetentes, de jornalistas, juízes, advogados..precisa falar alguma coisa??
    Então eu acho que os letrados fariam bem por sua barba bem cuidada de molho... Não tem nenhuma garantia que essa turma não volte.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato