A Amiga Genial Aline Resende

A Amiga Genial, de Elena Ferrante

17:14Aline Resende




Não julgar o livro pela capa é uma máxima que eu não aplico na minha vida. Julgo pela capa sim e foi ela que primeiro me conquistou no primeiro romance da série napolitana de Elena Ferrante – A Amiga Genial. 

A capa, como vocês poderão ver pela foto, é LINDA e por si só já nos transporta à atmosfera dos anos 50. 

A história se desenvolve através da voz da narradora -Elena Greco, que nasceu no subúrbio de Nápoles e narra em detalhes a história da sua vida e de sua amizade com Lila Cerullo, também nascida no mesmo bairro pobre e violento de Nápoles. 

As duas meninas, desde muito novas, se tornam inseparáveis, unidas por um laço muito forte e dual, no qual amizade e inveja fazem delas cada vez mais cúmplices. 

Não se trata, como pode parecer pelo breve resumo, de uma história água com açúcar sobre amizade. Longe disso. A narrativa é violenta, dolorosa e por isso tão verdadeira. 

A Itália da pós Segunda Guerra Mundial é cenário dessa história contada na voz de Helena e através dela discute-se de forma primorosa sobre miséria, ambição, política, amor, feminismo e amizade. 

Terminei esse livro e, imediatamente, comprei o segundo da série. Fui nesse ritmo, sem fôlego até o quarto e último da tetralogia. Foi uma jornada incrível e eu sugiro que todos leiam e vivam essa experiência proporcionada pela genial Elena Ferrante. 

“Ela considerava estar fazendo uma coisa justa e necessária, eu me esquecera de qualquer boa razão e certamente só estava ali porque ela também estava. Subimos lentamente rumo ao pior de nossos terrores de então, íamos nos expor ao medo e interrogá-lo. No quarto lance, Lila comportou-se de modo inesperado. Parou, esperou que eu me aproximasse e, quando a alcancei, me deu a mão. Esse gesto mudou tudo entre nós, para sempre. ”


You Might Also Like

1 comentários

  1. Nossa sei bem como é ! Julgar um livro pela a capa e algo que até hoje faço com facilidade.
    O post ficou fantástico curto e direto. Com certeza vou voltar a te fazer visitas rss
    Bem, um forte abraços, te espero para uma visita no meu blog.
    Para tomar um bom caffe ou chá! rs
    Blogueiro : Mesmero H.L. Anjens
    Blog : www.newsfallenbooks.com

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato