Editora Autêntica Isabela Lapa

Tesouro de Minas: uma coleção para apaixonados por fotografia e por Minas Gerais

10:00Isabela Lapa


Outro dia, enquanto eu passeava por uma das livrarias de Belo Horizonte, me deparei com uma coleção chamada “Tesouros de Minas”. As fotos da capa já foram suficientes para prender a minha atenção e em poucos segundos eu estava sentada em um sofá com os três volumes no colo e claro, com um café para acompanhar.

Com fotografias de José Israel Abrantes e edição do Grupo Autêntica, pelo selo Autêntica, os livros retratam a riqueza de algumas das cidades mais importantes de Minas Gerais:


Ao passar as páginas somos surpreendidos com imagens coloridas e sensíveis, que retratam o patrimônio arquitetônico, os encantos das ruas, o poder do artesanato e as histórias de pessoas que fizeram e/ou ainda fazem a diferença em cada uma dessas cidade. 

Em meio às imagens existem algumas descrições curtas e essenciais. Por meio delas descobrimos detalhes importantes sobre os lugares e conseguimos compreender ainda mais a profundidade e a preciosidade do trabalho do José Israel. É realmente impecável. 

Na parte dedicada ao Serro, por exemplo, me surpreendi ao saber que a cidade foi a primeira a ter o conjunto arquitetônico e urbanístico tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Observando as fotos de Tiradentes e São João Del Rei reforcei algo que sempre penso: não dá para visitar uma e deixar a outra de lado. Ambas conservam riquezas e histórias que merecem ser lembradas e apreciadas. 


A experiência de apreciar livros de fotografia foi nova para mim. Confesso que, em geral, eu olho as imagens e penso: nossa, essa edição ficaria linda na decoração da minha sala. É que normalmente elas são lindas, né?

Mas talvez, por ser apaixonada por Minas e pelas cidades retratadas nessa coleção, eu realmente fiquei presa entre as páginas e fiz uma intensa viagem no tempo enquanto apreciava cada uma delas. 

Gostei tanto que trouxe as três edições para casa e agora, depois de olhar várias vezes, estou aqui, recomendando para vocês. Com certeza são livros lindos para presentear ou colecionar.

You Might Also Like

2 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato