Cinema Crítica

Se Enlouquecer Não se Apaixone

11:44Universo dos Leitores


Sinopse:

Neste drama-comédia situado na cidade de Nova York (baseado no romance de Ned Vizzini), Craig, 16 de anos de idade (Keir Gilchrist), estressado com as demandas de ser um adolescente, se interna em uma clínica de saúde mental. Lá ele descobre que a ala dos menores está fechado - e se encontra preso na enfermaria adulta. Um dos pacientes, Bobby (Zach Galifianakis), logo se torna o mentor e protegido de Craig. Craig também é atraído à outra paciente de 16 anos, Noelle (Emma Roberts). Com uma estadia mínima de cinco dias imposta nele, Craig é sustentado por amizades de dentro e fora da clínica enquanto ele aprende mais sobre a vida, o amor, e as pressões do amadurecimento.


Minhas Impressões: 



Inspirado no livro It's Kind of a Funny Story, a dica de hoje é o filme "Se Enlouquecer Não se Apaixone", um drama baseado na vida do adolescente depressivo que se interna em uma clínica para tratar sua saúde mental.

Me interessei pela história desde que li uma resenha super bacana do livro no site Pipoca Musical que me deixou bastante curiosa para ver o filme. Não me decepcionei: apesar do enredo ser recorrente nos cinemas, o filme consegue surpreender pela originalidade em diversos aspectos.

A rotina do hospital, o espanto em ver-se internado em uma clínica psiquiátrica e a relação de Craig com os outros pacientes, as mudanças adolescentes, o primeiro amor, timidez, escola e o relacionamento do adolescente com sua família são alguns dos diversos pontos abordados no longa com muita sutileza.

Um ponto interessante é a visão de Craig: ele não se vitimiza. Apesar do estresse e da culpa em não corresponder às expectativas do pai, o jovem reconhece que tem ótimos pais e uma boa família. 


E não se deixe enganar pelo título "com cara de sessão da tarde": o tom piegas foi uma tentativa de chamar a atenção para a participação do ator Zach Galifianakis, famoso por sua atuação em "Se Beber Não Case".



Apesar da pouca idade dos personagens, o filme é um bom drama, conduzido com leveza, pequenas doses de humor e que aborda muito bem problemas enfrentados muitos adolescentes com um tom sutil e despretensioso. 




Ainda assim, o filme nos leva a algumas discretas reflexões, como o fato de que uma vida (aparentemente) perfeita não implica necessariamente em felicidade, além de tratar da difícil transição da vida infantil para a adulta. A depressão tem caráter epidêmico e por diversas vezes seus sintomas são ignorados ou confundidos, principalmente quando se trata de adolescentes, por isto nunca é demais explorar estas questões.



Chamo a atenção para a dupla de protagonistas que tem uma química interessante e dão origem a um romance bastante espontâneo, e também para a carismática participação de Zach Galifianakis. Uma boa pedida para o final de semana.



Até o próximo Pausa Para o Cinema!





Trailer do filme:




Ficha Ténica


Título: Se enlouquecer, não se apaixone 
(It’s Kind of a Funny Story)


Ano: 2010

Direção:Anna Boden/ Ryan Fleck

Produção: Ben Browning/ Kevin Misher

Fotografia: Andrij Parekh

Trilha Sonora: Broken Social Scene



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato