Crítica Editora Tordesilhas

Um Teto Todo Seu, de Virgínia Woolf

17:08Universo dos Leitores


Hoje falarei sobre Um Teto Todo Seu de Virgínia Woolf, cedido ao Universo dos Leitores pela Editora Alaúde, Selo Tordesilhas

Um Teto Todo Seu é um livro inspirado em duas palestras da ficcionista inglesa Virgínia Woolf ministradas pela escritora na Sociedade das Artes e na Girton College, em 1928,  intituladas ”“As mulheres e a ficção".


Virgínia Woolf utilizou seus artigos lidos durante a palestra para escrever este ensaio, acrescentando novas informações e alterando os textos. O foco da narrativa de Virgínia Woolf é a tradição do patriarcado e a influência deste modelo na sociedade, mais especificamente na vida das mulheres, provocando uma brilhante reflexão sobre as barreiras sociais de gênero. 

Ela se utiliza da ficção e reflete sobre a vida de personagens como a irmã de Shakespeare que teria todo seu talento esmagado e subjugado pela família, e a escritora Mary Carmichael.

Inicialmente, Virgínia se propõe a discutir a difícil tarefa de uma mulher que tenta firmar-se como escritora de ficção, expondo os obstáculos que vão desde o acesso à bibliotecas das universidades, à dependência financeira que acomete a maioria das mulheres. Woolf aponta ao longo do texto inúmeros problemas enfrentados por mulheres, dificultando o ingresso e o sucesso no meio acadêmico e literário. Posteriormente ela destaca as limitações femininas, provocadas pela ausência de autonomia do gênero. 

A ensaísta propõe uma teoria que recomenda a toda mulher  ter um "teto todo seu" apontando a importância da segurança material e da autossuficiência não apenas no que diz respeito a quem busca uma carreira de sucesso na literatura, mas em todos os aspectos sociais e culturais. Ela enfatiza o próprio esforço e destaca a importância de lutar contra todas essas barreiras para conquistar espaço em todos os cenários sociais. 

Woolf discursa de forma apaixonada, pontuando que através da literatura poderemos construir um mundo melhor e dar voz às mulheres, historicamente silenciadas por uma sociedade patriarcal.

Outro aspecto interessante do livro são as inúmeras referências feitas por Virgínia Woolf. Em um discurso leve e sem rancor (mas não menos intenso), Woolf destaca nomes como os das irmãs Brontë, Emily e Charlotte, George Eliot e Jane Austen que conseguiram se destacar em universo literário predominantemente masculino.

Este foi meu primeiro contato com uma obra de Virgínia Woolf, e certamente foi a primeira de outras obras da escritora que ainda vou ler (Mrs. Dalloway já está na fila).Um Teto Todo Seu é um livro incrível, pra tirar qualquer leitor da zona de conforto. Com uma simplicidade singular, Virgínia Woolf fez um belíssimo discurso (que mais se parece um diálogo) em nome da liberdade e da igualdade, trazendo à tona uma das mais brilhantes reflexões que tive a oportunidade de ler. Fui atingida em cheio pela forma intensa com que a escritora defende muitos questionamentos dos movimentos feministas, problemas que até hoje nós, mulheres, enfrentamos no dia a dia. Desejo que ele seja lido por muitas outras pessoas e que esta obra possa atingir a muitos outros leitores.



Ficha Técnica:


I.S.B.N.: 9788564406865


Edição: 2014


Idioma : Português
Número de Paginas : 240

Tradutor : Bia Nunes de Souza



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato