A Menina Submersa a narradora de A Menina Submersa! DarkSide Books

As contradições de Imp, a narradora de A Menina Submersa!

00:00Universo dos Leitores

Olá Leitores!

Como vocês sabem, amanhã, 06/07, realizaremos o Encontro Literário sobre o livro A Menina Submersa. Será um bate-papo na Leitura da Savassi, que fica na Avenida Cristóvão Colombo, 167, no Bairro Savassi, em Belo Horizonte.  Já confirmaram a presença? Estamos esperando vocês às 15:00 horas. Após o bate-papo faremos o sorteio de um Kit incrível que a Editora encaminhou...
Para adiantar um pouco do que vão encontrar no livro eu fiz um post com 15 passagens da história e hoje vou falar sobre a esquizofrenia paranóide, transtorno que acomete Imp, nossa envolvente e confusa protagonista e narradora.

Bom, inicialmente é importante ressaltar que não sou psicóloga e que as informações desse post são baseadas em pesquisas que fiz na internet após a leitura do livro, mas no dia do evento teremos uma psicóloga para abordar o assunto e esclarecer as dúvidas com maior profundidade e clareza. Combinado? Então vamos lá...

A esquizofrenia paranóide é um tipo de esquizofrenia que se caracteriza, especialmente, por delírios que acontecem de forma repentina e intensa, causando ao sujeito a sensação de ser constantemente perseguido por alguém. 
Apesar de viver em constante dúvida entre o que é real e o que é fruto de um delírio, o esquizofrênico paranóide consegue manter relações afetivas aparentemente normais e possui capacidade de identificar as suas limitações e até mesmo questionar a sua sanidade, o que por vezes agrava o quadro.

As alucinações mais comuns em pessoas com esse tipo de esquizofrenia estão associadas a ouvir vozes, ter a sensação de falar com pessoas mortas ou receber ordens de espíritos e seres que acreditam ser divinos.

A doença, que pode aparecer em qualquer idade, afeta tanto homens como mulheres, sendo diagnosticada por profissionais da área de psicologia ou psiquiatria. O tratamento envolve remédios controlados, terapias, grupos de apoio etc, mas a finalidade é apenas abrandar os sintomas, já que inexiste uma cura. 
Agora que já contei um pouco sobre a nossa protagonista, posso adiantar que enquanto ele narra a história da vida dela os traços característicos desse transtorno são facilmente perceptíveis, tanto que é impossível ler e não se perder.

Algumas vezes é preciso reler algumas páginas para tentar compreender melhor o que ela quis (ou não quis) dizer com certas frases. Não é uma leitura fácil, mas exatamente nessa “dificuldade” que você vai encontrar a intensidade, a sinceridade e a beleza. Em meio às idas e vindas de Imp, você vai simplesmente se perder em um livro mágico, que mistura fantasia e realidade, que brinca com a sua imaginação e que sem dúvida será inesquecível!

Mais? Só depois do evento...

Não deixem de acompanhar por aqui, caso não possam comparecer.

                                                                                       





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato