Crítica Editora Nemo

Estórias Gerais, de Wellington Srbek e Flavio Colin

00:00Universo dos Leitores

Estórias Gerais, que foi sem dúvida a melhor HQ que eu li em 2014, é realmente uma verdadeira homenagem ao sertão e à cultura brasileira. 

Com sete narrativas inicialmente independentes, mas que se unem de forma brilhante no final, a revista, que conta com roteiro de Wellington Srbek e ilustrações de Flavio Colin, fala sobre coronelismo, disputa pelo poder, violência, traição, justiça (e a ideia de fazê-la com as próprias mãos), bondade, maldade etc. Dizer mais que isso é o mesmo que diminuir a grandeza de cada história em si. 

O que posso adiantar é que a cada aventura da cidade de Buritizal, no norte de Minas, você poderá vivenciar muitas emoções e descobrir muito sobre um povo rico culturalmente, um povo repleto de crenças e costumes próprios, que cultiva as tradições dos antepassados e que representa muito bem esse nosso Brasil. 

"Por não serem agraciados com as luzes da civilização e dos modernos tempos, tais pessoas são ainda vítimas de toda sorte de superstições e atrasos espirituais."
(Jornalista)
Com uma linguagem típica do sertão, os diálogos são ricos, inteligentes, envolventes e comoventes. Os personagens também encantam e são muito bem caracterizados. Na verdade, seja com o Antônio Mortalma e todo o seu bando, com a dedicada professora Joana, com o pomposo tenente Floriano, ou com o Eduardo, um garoto que tem vários pensamentos vingativos, todos eles representam os seres humanos em sua essência: eles possuem sonhos e medos, são fracos e corajosos, tem dúvidas e certezas. Assim como qualquer um de nós, os personagens criados não são homens do bem ou homens do mal, eles apenas cometem erros e acertos, na tentativa de descobrir o melhor caminho para viver.

Além do roteiro magnífico, o que contribuiu para o encantamento que a obra causa, foi o trabalho do ilustrador Flavio Colin, que criou cenários maravilhosos e preparou feições bem distintas umas das outras, conferindo a cada um dos personagens uma beleza particular e uma vida própria.

Uma verdadeira obra-prima! É preciso sentar com calma, passar atentamente página por página e apreciar esse trabalho digno de ser aplaudido de pé.
Destaques:

- A obra foi inspirada no trabalho de Guimarães Rosa, de Ariano Suassuna, de Jorge Amado, de Monteiro Lobato e de vários outros renomados escritores brasileiros que sempre buscaram valorizar nosso povo, ressaltar nossa humildade e engrandecer nossa cultura.

- A HQ ganhou o Troféu HQ MIX nas categorias “Melhor Graphic Novel”e “Melhor Roteirista Nacional” e o Prêmio Angelo Agostini de melhor roteirista e melhor desenhista.

- O trabalho foi traduzido para o Espanhol e para o Francês.


Gostou? Compre aqui...

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato