Dicas Escritora Angélica Pina

TOP 5 - Ressaca literária

00:00Angélica Pina

Olá, leitores!


Todo mundo que tem o hábito de ler com frequência já deve ter passado por uma ressaca literária.

Sabe quando lemos um livro, entramos na história, sentimos uma diversidade de emoções e, quando ele chega ao fim, não conseguimos começar outro? Ficamos “remoendo” aquilo que lemos, sem conseguir desapegar da história e dos personagens? Pois é!

A definição mais comum de ressaca literária é essa:

Geralmente, comigo particularmente, a ressaca literária vem após uma história que me deixa abalada emocionalmente no pior sentido, ou seja, livros que me deixam triste ou inconformada com o final.

Decidi fazer aqui um TOP 5 dos livros que me deixaram com mais ressaca. Vamos lá:

Esse livro mexeu comigo como poucos. A leitura tem seus momentos divertidos, mas fui caminhando para o final torcendo muito para que a autora não tivesse coragem de fazer o que eu estava imaginando que ela faria... pois sim, ela teve! Eu entendi que era o mais óbvio de acontecer, mas até o final tinha esperanças e quando ele acabou fiquei com um buraco enorme dentro de mim. Passei dias lembrando do assunto e não consegui pegar em outro livro por um bom tempo.

Não foi de imediato que esse livro me conquistou. Até a metade dele, a leitura foi bem arrastada, lia poucas páginas por dia e largava. Porém, a partir de um momento, me vi completamente envolvida emocionalmente com os personagens e sofri horrores com o final da história. Já tinha acabado há dias e me pegava chorando lembrando do que aconteceu.

Fique onde está e então corra (John Boyne)
A história tem um “quê” de fofa, por ter como protagonista uma criança, mas é de cortar o coração imaginar o seu sofrimento por viver em meio à Primeira Guerra Mundial, mesmo sem saber exatamente o que está acontecendo. A relação do garotinho com seu pai, que foi para a guerra, é muito comovente e chorei horrores durante a leitura. Claro que depois que acabei sofri por mais um tempinho.

Por lugares incríveis (Jennifer Niven)
O livro aborda temas polêmicos como depressão e pensamentos de suicídio em jovens. Apesar disso, tem um tom bem descontraído no decorrer da narrativa que me fez acreditar que no fim das contas tudo ficaria bem. Sim, sempre tenho esperança de que tudo vai se resolver da melhor forma possível. Mas não foi bem isso que aconteceu e meu coração ficou despedaçado com os rumos que a história tomou. Demorei um pouquinho a me recuperar!

A história é deliciosa, já que tem um livreiro apaixonado por livros como protagonista. A narrativa é delicada, envolvente e apaixonante. Mas, como não podia deixar de ser, acaba indo para um caminho que não gosto (sim, já disse que gosto de histórias onde tudo é lindo e feliz!) e me fez sofrer. Daí até gostar de novos personagens e de um novo livro leva um tempo.

E vocês, quais foram os livros que deixaram com mais “ressaca”? Comentem aqui.

Beijos e até breve!



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato