Companhia das Letras Crítica

O menino grapiúna, de Jorge Amado

00:00Universo dos Leitores


O Menino Grapiúna é um livro biográfico que traz detalhes da infância de um dos maiores romancistas brasileiros: Jorge Amado.

Já na primeira cena Jorge Amado narra um violento atentado à vida de seu pai que por pouco não terminou em tragédia, evidenciando desde já as lutas que fariam parte de sua vida. Um incidente marcante que certamente influenciou a vida  e as obras do escritor, assim como a enchente do Rio Cachoeira que expulsou toda a sua família da propriedade onde moravam. 

Jorge Amado também viu de perto um surto de varíola (conhecida até então como bexiga) uma doença macabra que quando não matava, deixava sequelas terríveis. Em certo trecho o autor conclui:

"A bexiga e os bexigosos povoam meus livros, vão comigo pela vida afora."

Todas essas lembranças sombrias da infância estão presentes nas histórias do escritor, assim como as inúmeras recordações positivas. Jorge Amado desde pequeno aprendeu a lidar com perdas, doenças, violência, armas, e com sangue, mas também fez bom proveito da paisagem natural que o cercava, do mar, a convivência com as "mulheres-dama" que iniciaram sua sexualidade, aprendendo desde cedo a observar as pessoas e a enxergar a condição humana. O cacau, que tem uma simbologia forte no estado da Bahia, também não poderia deixar de compor e contextualizar suas histórias.


"Que outra coisa tenho sido senão um romancista de putas e vagabundos?" 

Jorge Amado narra ainda sua experiência no colégio interno jesuíta para o qual foi enviado contra a vontade. E apesar do encarceramento que sufocava a alma livre de Jorge Amado, foi lá que ele foi apresentado para o que se tornaria sua paixão: a literatura.

O engajamento no Partido Comunista, e suas ideologias políticas e sociais são lembradas pelo autor, que posteriormente acaba concluindo que seria difícil continuar dedicando-se à carreira de escritor conciliando suas responsabilidades com a política: para o bem de todos, venceu a literatura.

Jorge Amado era um incrível contador de histórias, sempre envolvendo seus interlocutores com ternura e simpatia.  Sua narrativa é riquíssima e por vezes o autor da um ritmo quase poético em seus textos, fazendo uso de rimas e palavras que parecem dançar pelas páginas. A leveza de sua escrita e a sua capacidade de narrar histórias justificam o merecido sucesso e reconhecimento de Jorge Amado como um dos maiores escritores da nossa literatura. 

Documentário inspirado no romance: "O menino grapiúna"

Ficha Técnica
Título: O Menino Grapiúna 
Páginas: 88
Peso0.14000 kg
Acabamento: Brochura
Lançamento07/06/2010
ISBN:9788535916607
Coleção Jorge Amado
SeloCompanhia das Letras


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato