Entrevista Gustavo Magnani

Entrevista: Gustavo Magnani, criador do Literatortura e escritor de "Ovelha - memória de um pastor gay"

00:00Universo dos Leitores

Oi gente, tudo bem?

Hoje temos um post especial... O Gustavo Magnani, idealizador e administrador do site Literatortura falou conosco sobre o trabalho dele, o novo livro que será lançado em agosto de 2015 pela Geração Editorial e algumas coisinhas mais... Vamos conferir? 
                             
Gustavo, para começar decidi fazer a pergunta mais óbvia e direta de todas: como você decidiu criar o Literatortura e como escolheu o nome do site? 

Decidi por dois principais motivos: uma visão mais geral, de que, lá em 2011, existia um nicho muito grande que não estava sendo preenchido pelos sites de literatura (que, antigamente, quase que se restringiam a resenhas). Tanto é que deu muito certo e o litera preencheu tal nicho. Além disso, uma razão pessoal: me era muito notório de que, para ter mais chances no mercado editorial, eu teria que ter uma base de leitores estabelecida. O que também aconteceu. O nome vem daquela antiga brincadeira que existia com "letras da depressão" "cinema da depressão" "medicina da depressão" etc e que algumas páginas ainda resistem. Eu queria algo do gênero, porque o Litera nasceu com um viés humorístico, mas queria, também, um nome e marca própria. E aí nasceu literatortura. 

Atualmente o Literatortura é o maior site de literatura da América Latina e já possui subsites. Quais são eles e a que você atribui o sucesso do seu trabalho? 

Hoje nós estamos apenas com um subsite ativo, o Indique um livro, nosso site de resenhas. O sucesso vem por conta, acredito eu, de conseguirmos informar, criar debates e captar o sentimento dos nossos leitores, que se identificam e compartilham nosso conteúdo. E, claro, ter um site é viver de acertos e erros, como qualquer coisa na vida. Erramos, em termos de estratégia, confiando no facebook, que cortou radicalmente o alcance das páginas e isso matou muitos projetos que tivemos. 

Quais a vantagens de ter um site de literatura no Brasil? 

A vantagem é poder ser, de certa forma, referência na área e trabalhar com o que gosto. A segunda parte é verdadeira, a primeira acredito que ainda está em construção. Tenho, eu e o literatortura, um grande caminho a seguir pela frente. Temos muito a melhorar. 

Quais as suas expectativas com o site e como você avalia o trabalho realizado com diversos colaboradores? 

Os colaboradores são incríveis. São pessoas maravilhosas, com histórias e visões de mundo únicas. Muitos deles, muitos mesmo, viraram amigos íntimos, a ponto de serem leitores beta do meu livro, a ponto de virem pra minha casa, de viajarmos juntos etc. As expectativas são boas para o ano de 2015. Estamos passando por uma grande reformulação e temos muito a conquistar. 

Como você avalia o mercado editorial no Brasil? 

Com certo otimismo, mesmo neste atual cenário de crise que muitos pregam. Dificuldades existem em todos os setores, mas o cenário literário me parece aberto para autores brasileiros e novas propostas, novas ideias. É um momento de romper com o que existia e criar algo novo. A música passou por isso, o cinema, a televisão (ainda passam), e a vez da literatura chegou. 

Você escreveu um livro que em breve será publicado pela Geração Editorial. Qual a trama principal? 

'Ovelha - memórias de um pastor gay' é um livro que aborda a vida de um pastor que, internado num hospital por conta de uma doença, acredita estar prestes a morrer e decide, então, contar sua verdadeira história através de memórias. O tema principal gira em torno de um homem que condena aquilo que ele próprio é. 

Como foi o processo de escrita do livro? De onde vieram as suas inspirações? 

O processo foi rápido. Escrevi a primeira versão em 40 dias, a história estava pronta na minha cabeça. O processo de revisão, leitura etc, foi mais demorado. Sempre fui muito influenciado e interessado por religião, principalmente, o cristianismo (tanto é que sou cristão). Fui, também, evangélico por um período da minha vida. E essa vivência junto com histórias de colegas gays, leituras de artigos e pesquisa própria, formaram o Ovelha. Minha grande inspiração estrutural vem de Machado. Minha grande inspiração de tema vem da bíblia. 

É um livro único ou você pensa em escrever continuações para a história? 

Um livro único. A história do Ovelha está toda contada ali. Não há nada fora do livro. O outro romance que estou trabalhando agora, também envolvendo religião, deverá ter sequências. 

Na sua opinião, quais os principais elementos para a construção de uma boa história? 

É muito relativo. Tenho amigos que se importam quase exclusivamente com a trama. Outros, com a linguagem. Eu penso que a junção das duas é o ideal, mas, pode variar muito. Não existe fórmula. Existem métodos, técnicas, como meus alunos (dei um curso de técnicas literárias há alguns meses) sabem, pra mim, o livro faz o método e não o contrário. Eu me adapto ao texto que escreverei e não o texto se adapta a mim. Então, se escreverei um romance de um pastor gay, eu preciso ser, no meu manuscrito, aquele pastor. Se escreverei uma distopia religiosa, eu preciso me adequar ao que ela propõe, às técnicas que ela pede. Claro, esse é apenas o meu modo de escrever. 

Quais os seus escritores preferidos e como eles te influenciaram na criação da sua história? 

Machado é o maior de todos. Tenho um ódio supremo do bruxo haha. O que ele fez me inspira a aprender mais sobre literatura. Também adoro Gabriel García Márquez, mas meu texto não é muito próximo dele. Ao menos, não do que a maioria das pessoas lembra de Gabo (Cem anos de Solidão/Amor nos tempos de cólera). Machado tem muito a ver, no Ovelha, com a estrutura fragmentária. Já a Bíblia, por exemplo, tem muito a ver com o tema. A linguagem eu puxo um pouco de Rubem Fonseca, mas não dá pra atribuir tudo, foi um estudo intenso para construir a voz do pastor, desde literatura à análise de pregações e conversas com pastores. 

Além do site e do seu livro, quais são os seus outros projetos? 

Bem, reabrimos agora, com tudo, o canal no youtube, que será muito divertido (youtube/literatortura), tentaremos colocar em prática o objetivo de um vídeo por dia, falando sobre literatura. Nos próximos dias, também devo estrear um projeto com uma grande revista e outras coisas que ainda estão se formando. Mas, meu principais objetivos esse ano são meu livro e o fortalecimento/profissionalização do Literatortura.
Gostaríamos de agradecer ao Gustavo pela atenção e dizer que já estamos ansiosos pelo lançamento de 'Ovelha - memória de um pastor gay'. Com certeza será um sucesso!

Abraços e até a próxima!!! 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato