Cia das Letras Companhia das Letras

Gabriela Cravo e Canela, de Jorge Amado

00:00Universo dos Leitores



E foi assim que li Gabriela Cravo e Canela: sem nunca ter assistido a nenhuma série de televisão ou adaptação cinematográfica da história, e se conhecer muita coisa além do fato de que Gabriela, com a sua beleza e charme, conquista profundamente o coração de um homem.

O desconhecimento completo da narrativa, que é importantíssima no cenário da literatura brasileira, contribuiu para as tantas surpresas e encantamentos que eu tive ao longo da leitura.
Escrito por Jorge Amado e publicado no ano de 1958, o livro conta a história de Nacib, um sírio que vivia em Ilhéus e era dono de um bar que era frequentado por coronéis e homens importantes na política local. Sua vida era pacata e sem graça, até o dia em que ele contratou, sem grandes esperanças, uma nova cozinheira: Gabriela, uma retirante que estava fugindo da seca e da escravidão.

Inicialmente, Nacib sentiu que ela não seria muito útil, mas logo descobriu que muito mais que uma excelente cozinheira, Gabriela também era uma mulher carinhosa, bela e sensual, que tinha um espírito naturalmente feliz e livre, o que lhe encantava de forma ímpar, já que ele era um homem sempre insatisfeito e preso aos costumes e regras sociais.
Mesmo com tantas diferenças culturais e de condição social, um vínculo de proximidade e afeto surgiu entre eles, provocando em Nacib os mais complexos e intensos sentimentos. 

Acontece que além do relacionamento entre o casal, o livro também aborda com profundidade a ascensão da produção de cacau e o desenvolvimento de uma cidade. A obra trata de assuntos como coronelismo, domínio de terras, machismo, honra e orgulho, nos transportando para um importante período da história do nosso país e nos permitindo refletir sobre a desigualdade e as injustiças sociais que estão por aí até os dias de hoje.
A linguagem utilizada por Jorge Amado é simples e envolvente, mas a leitura demanda atenção, já que introduz vários cenários e vários personagens, todos com características peculiares e que merecem ser observadas. 

A obra faz jus a todo o reconhecimento que tem e sem dúvida valeu a pena dedicar tempo e atenção a cada uma das suas páginas!

Espero que gostem da dica e aproveitem a leitura!!!
Gostou? Compre aqui: Americanas, Submarino ou Saraiva






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato