Crítica Editora Nemo

Pílulas Azuis, de Frederik Peeters

00:00Universo dos Leitores

Dizem por aí que a gente não escolhe por quem vai se apaixonar, o sentimento simplesmente acontece. Não sei se isso é ou não é verdade, mas sei que foi exatamente que aconteceu com Frederik Peeters, o autor dessa HQ autobiográfica que sem dúvida foi uma das melhores HQ's que li esse ano... Foi sem querer que ele se apaixonou por Cati, uma mulher linda, sensual e cheia de vida, que apareceu em sua vida de forma inesperada e mudou completamente o seu destino.

O relacionamento dos dois poderia ter sido perfeito, completamente romântico e quase um conto de fadas. Mas como na vida nem tudo é tão simples quanto parece ser, Cati precisou lhe contar um fato muito delicado: ela era soropositiva e havia transmitido o vírus para o seu filho. 

Pois é. Essa revelação poderia ter sido o estopim para toda aquela paixão gostosa e todo aquele sentimento puro que estava começando a existir. Mas não. Porque nós podemos até não controlar por quem vamos nos apaixonar, mas controlamos perfeitamente o que vamos fazer com essa tal paixão. E Frederik optou por não desistir. A notícia que poderia ter representado o fim, representou um novo começo, colocou o casal diante de novas descobertas, de novos sentimentos e acabou fazendo com que eles se tornassem mais próximos, mais confidentes, mais amigos e cada vez mais unidos.
Com muito carinho e muita vontade de viver uma vida inteira ao lado um do outro, os dois se esforçavam diariamente. O tempo era dividido entre cuidados essenciais e prazeres inusitados. Juntos eles aprenderam que uma doença, por mais complicada e difícil que seja, não pode representar o fim de uma vida inteira.

Além de terem que descobrir as possibilidades e os impedimentos da vida cotidiana e das relações sexuais, ele precisaram aprender a lidar com o filho de Cati, afinal, não é fácil explicar os cuidados essenciais e as infinitas idas ao médico a uma criança. Mas com paciência e dedicação essa missão foi se tornando cada vez mais leve e acabou sendo mais um elo de aproximação do casal. 
E é exatamente essa experiência, que é como uma lição de vida, que o quadrinista conta nessa HQ. Com um roteiro emocionante, delicado, intenso e muito esclarecedor, você vai se deparar com uma história de superação, de força de vontade e de amor, muito amor.

Com uma sinceridade ímpar e uma delicadeza invejável, o autor consegue transmitir ao longo da narrativa toda a complexidade de um relacionamento com uma pessoa soropositiva. Um fator que chama a atenção e que comove é a admiração que ele tem pela sua companheira, uma mulher que vive em função do filho e que encara todos os dias com medo e, ao mesmo tempo, coragem.
Essa é uma história linda, inesquecível e que tem muito a ensinar. Uma história que deixa claro uma coisa que algumas vezes insistimos em esquecer: somos todos iguais. 

Vale a pena abrir a mente e o coração e encarar cada uma dessas páginas. Ah, além do roteiro, a HQ também vale pelas ilustrações maravilhosas e marcantes... Os personagens parecem saltar das páginas e os destaques dados para os olhos são simplesmente incríveis. As emoções transbordam sem se tornarem clichês ou caricatas. São simplesmente naturais e intensas, como a vida real. 
Gostou? Compre aqui...




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato