Carol Rossetti Crítica

Mulheres, de Carol Rossetti

00:05Universo dos Leitores



Estamos em 2016 e, felizmente, nunca se falou tanto em feminismo. A igualdade de direitos, de tratamento e de oportunidade entre homens e mulheres está cada vez mais em pauta, e aos poucos vem ganhando espaço em nossa cultura.

A estrada é longa e a luta não é fácil, especialmente para ilustradoras e quadrinistas que se manifestam e se posicionam em um espaço que sempre foi majoritariamente masculino. Falar sobre feminismo e empoderamento em uma sociedade ainda tão patriarcal não é uma tarefa fácil. 

Por esta e tantas outras razões, que hoje aproveito pra destacar mais um trabalho fantástico sobre feminismo. Desta vez falarei sobre o livro Mulheres, um compilado de ilustrações feministas de Carol Rossetti que aborda diversos temas, dentre eles a empatia, sororidade, amor próprio e principalmente o respeito à diversidade. 

Mulheres Ã© um projeto colaborativo fantástico que tive oportunidade de apoiar e que ganhou voz e alcance no Facebook, ao levantar a bandeira do femininismo com força e coragem. Dentre os inúmeros fatores positivos do projeto, destaco o respeito à diversidade como um dos pontos mais importantes de todo o livro. 



Isto porque a ilustradora abraçou as diversas vertentes e os inúmeros questionamentos que surgem dentro do próprio  feminismo, abrindo espaço para  para questões importantes problematizadas pelo movimento.

A representatividade da mulher negra, a aceitação da mulher gorda, os preconceitos enfrentados pelas mulheres depressivas são algumas das questões abordadas de forma delicada e cuidadosa por Carol. Carol Rossetti não se limita e questiona os padrões físicos, comportamentais e psicológicos de mulheres que sofrem todos os dias com a discriminação e a falta de empatia. 


O traço simples e objetivo da ilustradora abre espaço e cria palco para a mensagem importante que cada quadrinho carrega. 


Mulheres apresenta cinco partes: corpo, moda escolha amores e valentes. De forma didática, Carol Rossetti defende questões fundamentais para refletir e buscar uma sociedade igualitária que apoia a diversidade, o empoderamento e a liberdade, imprimindo sua própria visão sobre os temas.  

Um trabalho incrível que traz uma importante mensagem de igualdade e respeito e que merece ser lido (e apoiado) por todos. 




                                                                         

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato