Cali Crítica

Turma da Mata: Muralha, de Fujita, Cruz e Cali

00:00Universo dos Leitores

Mais uma resenha Graphic MSP... Como sou fã do projeto, que tem a proposta de apresentar releituras dos personagens criados pelo Maurício de Sousa, estou tentando acompanhar os lançamentos para contar tudo por aqui.

"Turma da Mata: Muralha" conta com o roteiro de Artur Fujita, os desenhos de Roger Cruz e as cores de David Calil, e apresenta uma leitura madura dos personagens Jotalhão, Raposão, Coelho Caolho e companhia. A aventura começa com uma guerra entre um rei tirano e a Turma da Mata, e os nossos queridos personagens entram na luta para salvar a natureza e proteger o mundo de um elemento natural que se entrasse em contato com a água poderia levar a uma grande queda de energia no mundo e gerar transtornos políticos e muitas guerras. 

Mesmo contendo muita aventura e um tom político e repleto de críticas sociais, o que pode desagradar aqueles que esperam as atitudes inocentes e bem humoradas dessa turminha, a HQ consegue preservar a linguagem leve, assim como manter algumas das principais características dos personagens. 
Sobre a questão, merece destaque a personagem da Rita Naruja, a formiguinha super apaixonada pelo Jotalhão. Aqui nessa história, mesmo envolvida em situações arriscadas e tensas, ela consegue flertar com o elefante e nos cativar com o seu jeito meigo.

O interessante do roteiro é que as cenas de ação são intercaladas com momentos de nostalgia dos personagens, que relembram o passado em busca de encontrar elementos que ficaram perdidos. Durante essas cenas, questões sobre amizade, coragem, segregação e dor são abordadas na história, conferindo um tom especial e tornando a leitura mais rica e envolvente. 

A ilustrações são muito coloridas e bonitas, contudo, em algumas páginas existem tantas informações e tantos detalhes que os desenhos causam uma confusão visual, o que quebra o impacto da ação das cenas. Neste ponto, penso que a HQ deixa a desejar em relação às demais HQ's da coleção, que sempre preservaram desenhos impactantes e em perfeita harmonia.
Essa é a primeira vez que termino a leitura de uma Graphic MSP com a sensação de que alguma coisa ficou esquecida e de que a história merecia algo a mais. Não sei se teremos continuação ou se ficará apenas assim...

Para quem estiver colecionando, vale a pena adquirir. Para quem tem interesse em conhecer a série, indico mais os outros títulos que vocês podem ver clicando aqui...

Beijos e até a próxima! :)





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato