American Crime Story - o povo contra O. J. Simpson Crítica

American Crime Story - o povo contra O. J. Simpson, de Jeffrey Toobin

00:00Universo dos Leitores

O. J. Simpson não foi apenas mais um entre os diversos homens acusados de assassinar a esposa nos Estados Unidos. O crime supostamente cometido por ele chocou o país, afinal, ele era uma celebridade, um exemplo para muitos atletas e um dos jogadores de futebol americano mais famosos e influentes de todos os tempos. 

Histórias e comentários de que ele era agressivo com a esposa já haviam circulado algumas vezes, contudo, nenhum acusação formal existia. Acontece que certa noite, a mulher foi encontrada no chão, toda ensanguentada, e ao lado dela estava um homem de porte atlético, com diversas marcas de facadas.


“Nicole jazia ao pé dos quatro degraus que davam acesso a um patamar e à porta da frente da casa. A poça vermelha que a rodeava era maior que ela própria. O sangue cobria a maior parte do caminho ladrilhado e ladeado de arbustos, que se prolongava até as escadas."
Quando as investigações começaram, o principal suspeito pelo crime foi O. J. Simpson. Com isso, a imprensa abriu os olhos para o caso, testemunhas surgiram de todos os lados, e rapidamente o jogador foi acusado pela Promotoria, que considerava ter um caso super sólido.


Enquanto isso, O. J. teve o cuidado de contratar uma super equipe de advogados para cuidar da sua defesa, mas mesmo assim a prisão provisória foi decretada. Ele tentou fugir, mas no fim não obteve sucesso e respondeu todo o processo preso. 

Sem muitas alternativas, já que as provas reunidas pela Promotoria eram muito consistentes, O.J incluiu um novo advogado na sua equipe e a estratégia de defesa foi a seguinte: a polícia americana era racista e a Promotoria também, com isso todas as provas eram contestáveis e estavam contaminadas. 
Após a realização de grandes audiências, vários conflitos no Tribunal e diversas contrariedades entre as testemunhas e entre as provas, o jogador foi considerado inocente no dia 3 de outubro de 1995. Se o julgamento foi justo ou não, isso ninguém sabe!

É exatamente sobre tudo isso que esse livro trata. Com uma riqueza de detalhes impressionante, o escritor e jornalisata Jeffrey Toobin reconstruiu todo o caso envolvendo o jogador de futebol e apresentou diversas informações sobre as estratégias da Promotoria e dos advogados de defesa, sobre o perfil das testemunhas e dos jurados etc. 

"O grupo final era composto de um homem afro-americano, um homem de origem latina, duas mulheres brancas e oito mulheres afro-americanas."
Esse é um livro que prende a atenção do início ao fim e que mostra que dentro de um Tribunal nenhuma verdade é absoluta e nenhum caso é simples. Por trás de provas supostamente incontestáveis, existem diversas possibilidades, diversas pessoas e o principal: diversas possibilidades de argumentação. 

O interessante da leitura é que conseguimos perceber claramente o sentimento de todos os envolvidos no julgamento e compreender o quanto é difícil montar um caso e conduzir um processo. Isso sem contar na forma como o autor demonstra a influência da mídia no curso de um processo e o quanto ela tem o poder de alterar informações e influenciar pessoas. 

Para que vocês tenham noção da riqueza do conteúdo, vejam o Sumário:
Vale destacar, que mesmo com a declaração da inocência, o livro destaca, a todo tempo, a culpa do jogador. Segundo o autor, ele foi inocentado em razão da questão racial e da Promotoria, que por entender que estava com um "caso ganho", não mediu todos os esforços necessários. Inclusive, no Epílogo, intitulado "Agora já posso dizer a verdade", o autor escreveu o seguinte:

"Todos os jurados negaram que a questão da cor tivesse tido algum peso nas deliberações ou na decisão final. Na minha opinião, isso é inconcebível. A avaliação superficial das provas e depoimentos acumulados ao longo de nove meses, o foco em partes secundárias e até mesmo irrelevantes desses dados, o entendimento incorreto de outros e o foco constante no tema da discriminação racial, tanto dentro como fora do tribunal - todos esses fatores me levam a concluir que a questão racial teve um peso muito maior no veredicto do que os jurados admitiram."

Sem dúvida um livro incrível, que merece destaque entre os livros que abordam casos criminais reais e que merece ser lido com atenção. Além de possibilitar uma melhor compreensão dos fatos ocorridos na obra, é possível perceber, ao longo da leitura, o quanto somos influenciados pela imprensa, pela questão da fama e do status, e pelas questões raciais... 
O desfecho de O. J. Simpson

Apesar da declaração de inocência no processo, O. J. tentou se manter na mídia e publicou um livro chamado "If I Did". No livro ele descreveu, em detalhes, o que ele teria feito se tivesse realmente assassinado a esposa e o amigo. Devido ao impacto negativo da obra, o livro foi recolhido e a Editora pediu desculpas pela publicação. 

Se não bastasse esse problema, em outra oportunidade, o jogador foi condenado por assalto à mão armada, sequestro e vários outros crimes, tendo sido condenado a 33 anos de prisão. 
A série da FOX:

Em fevereiro deste ano a FOX lançou a série American Crime Story - o povo contra O. J. Simpson. Assim como o livro, a série aborda o processo com riqueza de detalhes e muito respeito com o caso.

Obviamente o livro é mais completo, mas a série também é excelente e conta com atores incríveis, em perfeita sintonia. As atuações são tão brilhantes e o roteiro tão envolvente, que assisti todos os episódios em 2 dias. Vale a pena conferir...

Uma questão: enquanto livro narra os fatos, mas por diversas vezes afirma a culpa do jogador, a série deixa a questão mais aberta e intriga mais o telespectador quanto à responsabilidade ou não... 
Espero que tenham gostado e realmente aproveitem a dica, tenho certeza que não vão se arrepender... 

*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.







You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato