Cia das Letras Companhia das Letras

Sopa de Salsicha, de Eduardo Medeiros

00:00Isabela Lapa


Sopa de Salsicha é a divertidíssima graphic novel de Eduardo Medeiros, que foi publicada recentemente pela Companhia das Letras, por meio do selo Quadrinhos na Cia, e tem a seguinte finalidade: apresentar aos leitores as dificuldades e os imprevistos de um processo de criação. 

Com um humor inteligente e diálogos super descontraídos, Eduardo narra as suas aventuras ao lado da Baixinha, a mulher que ele escolheu para viver ao lado dele, e com quem ele divide todos os seus medos e as suas angústias.

Em seus momentos de crise e de desespero diante da falta de criatividade, Baixinha faz de tudo para ajudá-lo e para inspirá-lo, contudo, por vezes parece que nenhuma ideia interessante lhe vem à cabeça e que o seu destino realmente não é ser um roteirista.



Enquanto essa falta de inspiração permanece, outros problemas surgem: dificuldades financeiras, mudança de lar, sentimento de inferioridade, críticas da família etc. Para enfrentar tudo isso, só mesmo com muita coragem, muito amadurecimento e muitas reflexões.

Ao longo da leitura, acompanhamos todos os processos vivenciados por Eduardo e conseguimos perceber claramente que ele só conquistou o sucesso e  só conseguiu finalizar o trabalho quando se encontrou com ele mesmo e fez as mudanças interiores que precisava fazer...


Na medida em que ele pensa sobre os caminhos que a sua vida tomou e repensa o passado, nós nos divertimos com a forma irônica com a qual ele enxerga a própria vida e lida com os próprios sentimentos.

A HQ consegue doses precisas de drama e humor, sendo impossível deixá-la de lado antes da última página. Gente, eu li tudo em uma sentada só e terminei completamente apaixonada pelo Eduardo e principalmente pela Baixinha...

Além do roteiro super envolvente e inteligente, a HQ também chama a atenção pelas ilustrações que são simplesmente lindas e repletas de detalhes... Eu fiquei encantada, vejam só:





Para os fãs de literatura em geral essa é uma excelente opção de leitura. É muito gostoso acompanhar o dia-a-dia de um roteirista e perceber a quantidade de questões que envolvem a criação de uma boa história. Muitas vezes a gente pensa nos livros e simplesmente esquece que por trás deles existem pessoas que são apenas "gente como a gente". 

Eu realmente fiquei encantada com essa HQ, que foi uma das melhores que li em 2016! Recomendo muito a leitura e parabenizo o Eduardo pela coragem em mostrar de forma tão sincera a sua vida...



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato