Lembra daquele ditado que diz que "não devemos julgar um livro pela capa" ? Quando vi Três Sombras pela primeira vez abri uma exceção a esta regra e de imediato me apaixonei pela arte convidativa que abre a história de Cyrill Pedrosa.
O quadrinho nos conta a história de uma família simples, pacata e que mora em um cenário bucólico - o casal Louis e Lise vive com o filho Joachim em um bosque tranquilo, desfrutando de uma vida feliz e em perfeita paz. Mas esta felicidade é abalada com a chegada de três sombras desconhecidas no horizonte que se colocam em vigia constante da casa da família.
A chegada das três sombras tira a paz do casal e de cara provoca reações diferentes: a negação inicial do pai e o desespero da mãe, que busca explicações sobrenaturais para as sombras. Tentando encontrar uma saída a mãe acaba descobrindo que as entidades vieram buscar Joacquin e conta para o seu esposo, que decide partir com o filho. Curiosamente, Joacquin é quem encara a viagem com mais maturidade, imagino que a pureza da infância seja sua maior motivação.
Joacquin e Louis iniciam uma jornada rumo ao desconhecido, fugindo de algo que sequer sabem descrever. As sombras representam seus medos, suas inseguranças e tudo aquilo que não somos capazes de explicar. Os laços entre pai e filho se estreitam e eles migram rumo a uma encantadora jornada de auto-conhecimento, que deve ser descoberta e interpretada por cada leitor. Entrar em grandes detalhes nesta resenha pode privá-los desta experiência tão sensorial e magnífica de leitura.
Três Sombras faz uma sensível reflexão sobre a vida de forma lúdica através de metáforas bem construídas e belíssimos quadros que emocionam a cada página. O traço fluido de Cyril Pedrosa é tão lindo que emociona, e mostra que a história (assim como a vida) está em constante movimento. Eu me emocionei a cada página virada e em alguns momentos retardei a leitura simplesmente para contemplar os quadros quase hipnóticos de Pedrosa.
Uma reflexão poética e delicada sobre a vida e sobre seu real significado.
*Este livro é uma cortesia da Editora Companhia das Letras
Ficha Técnica:
0 comentários
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...