Cia das Letras Companhia das Letras

O retrato de Dorian Gray em quadrinhos, por Stanislas Gros

00:00Isabela Lapa


Escrito por Oscar Wilde, o livro O Retrato de Dorian Gray foi publicado no ano de 1891 e é considerado um clássico da literatura e conta a história de um jovem rico e muito bonito, que recebe de presente do amigo um quadro que contém o seu retrato.

Acontece que de tanto admirar a imagem na tela, Dorian Gray, extremamente vaidoso, fica completamente obcecado e apaixonado por ele mesmo. O interessante é que a paixão é tanta, que aos poucos o jovem começa a sentir ciúme do quadro e desejar que ele passe pelos mesmos processos de envelhecimento e sofrimento.

"A eterna juventude, as paixões sem limites, os prazeres sutis e secretos, as alegrias selvagens e os pecados ainda mais selvagens, ele precisava de tudo isso. Cabia ao retrato carregar o fardo de sua vergonha."

Ao longo da leitura, acompanhamos de forma intensa o personagem, que apesar de ter uma aparência tão deslumbrante, possui uma alma repleta de ódio e de maus sentimentos, o que faz com que ele se afunde em um buraco sem volta.

Totalmente filosófico e com diversas críticas à sociedade hipócrita, que vive de aparência, o livro super envolvente e irônico.

"A sociedade civilizada tende a não acreditar em nada de negativo sobre pessoas ricas e sedutoras. Sentem instintivamente que os modos contam mais que a moralidade."


Como homenagem à essa história inesquecível, o desenhista e roteirista Stanislas Gros preparou uma versão em quadrinhos, que conseguiu captar muito bem a essência da obra original, reproduzindo os pontos principais da narrativa e incluindo, como complemento, referências literárias muito interessantes como Charles Baudelaire, Friedrich Nietzsche etc.

As ilustrações são impecáveis, as cores lindas e o roteiro muito coeso e bem escrito. O que chama a atenção, contudo, é o recurso utilizado por Stanislas para dar ênfase à degradação emocional do personagem: ao final de cada página, ele coloca o quadro de Dorian e demonstra, lentamente, por meio das imagens, o quanto a falta de caráter conseguiu destruí-lo. Simplesmente brilhante!

"Porque podemos sobreviver a tudo, menos a ela. A morte e a vulgaridade são os dois únicos fatos do século XIX que desafiam a lógica."




Sem dúvida vale a pena conhecer esse trabalho e aproveitar para relembrar esse personagem tão polêmico. Para quem ainda não conhece o livro original, a HQ também é uma opção, afinal, possibilita um conhecimento prévio da história que no texto original não tem uma linguagem tão fácil, demandando mais tempo e mais atenção.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato