Crítica Darkside Books

Fábrica de Vespas, de Iain Banks

00:00Isabela Lapa


Frank, o narrador desse livro, tem 16 anos e vive com o pai em uma ilha bem distante da cidade. Ele tem apenas um amigo, não vai à escola e conta logo no começo do livro que possui uma deficiência. Acontece que isso não é tudo sobre ele... Na verdade, ele é bem frio, adora mortes e adora matar. 

"Aprendi a viver com a minha deficiência,
e aprendi a viver sem mais ninguém, então não me abalo."

A sua vida, que há muito tempo seguia um curso normal, começa a virar do avesso quando o irmão Eric, que está internado em uma clínica psiquiátrica, faz uma ligação para casa e avisa que está voltando. A partir desse momento e diante dos novos medos que passa a sentir, Frank passa a narrar a sua história e a explicar os mistérios que envolvem a sua vida, a vida do irmão e do pai.


A verdade é que a sua família possui diversos problemas e a sua criação é muito diferente do normal. Com isso, faz para se divertir ele pratica atos de violência com pessoas e animais. Seus atos são cruéis e ele os descreve com alegria, já que sempre que os pratica ele se sente poderoso e excitado. 

"(...) Uma morte é sempre excitante, sempre faz com que você perceba quão vivo e vulnerável está, mas quão sortudo é. Mas a morte de alguém próximo dá uma boa desculpa para que você fique um pouco doido por um tempo, e faça coisas que de outro modo seriam indesculpáveis. Que maravilha seria agir feito um alucinado e ainda assim ganhar a simpatia de todos!"

Este é um livro intenso, que vai virar a sua mente do avesso e fazer com que você repense os aspectos da inocência das crianças. Acreditem: elas tem consciência e podem ser absolutamente frias e cruéis. Da mesma forma, elas podem ter noções inversas de certo e errado, de moral ou imoral. 


A história é bem envolvente e é impossível largar o livro, porque existem tantos mistérios e tantos personagens desequilibrados, que ficamos com a sensação de que não existe um final viável. Contudo, adianto que existe e garanto a vocês: é surpreendente! Ao final do livro percebemos que trata-se de uma história sobre a formação de um psicopata e entendemos que a mente humana tem mais nuances que podemos imaginar. A mente sabe, inclusive, de coisas que racionalmente não temos a menor ideia! 

"Meus maiores inimigos são as Mulheres e o Mar. Essas coisas eu odeio. Mulheres porque são fracas e estúpidas e vivem à sombra dos homens e não são nada comparadas a eles, e o Mar porque ele sempre me frustra, sempre destrói o que construo, inundando o que deixo para trás, varrendo do mapa as marcas que crio. E suspeito de que o Vento tenha culpa também."

Outro aspecto interessante é que apesar de ter sido originalmente publicado em 1984, o livro apesenta pontos de vista políticos e sociais que são extremamente atuais. Além disso, a abordagem relacionada à mente do personagem e à psicopatia também são muito interessantes, uma vez que a ciência e a medicina até hoje não possuem respostas definitivas ou, pelo menos, seguras, sobre esse tema.


Esta é uma obra instigante, que tem como grande mérito o seguinte: vai fazer você se apaixonar por um personagem cínico e detestável, que não faz nenhum esforço para te conquistar. Um personagem que comete todos os atos que com certeza você abomina, mas que por algum motivo vai conquistar a sua simpatia. 


"Muitas vezes, eu pensava em mim mesmo como um território. Um país ou, no mínimo, uma cidade. Era como se as ideias que eu tinha, os cursos de ação que tomava, fossem que nem as diferentes medidas políticas que os países assumem. Sempre me pareceu que as pessoas não votam num novo governo porque elas realmente concordam com a sua política, mas só porque querem uma mudança. De alguma forma, elas acham que as coisas vão ser melhores com um pessoal novo. Bom, as pessoas são estúpidas, mas essas coisas sempre parecem ter mais a ver com humores, caprichos e atmosfera social do que com argumentos bem-pensados. Consigo sentir o mesmo tipo de situação se passando na minha cabeça. Às vezes, os pensamentos e as sensações não concordam uns com os outros, então acho que devo ter um monte de gente diferente no meu cérebro."


Ah, deixa eu contar uma coisa: o título tem tudo haver com a obra e tenho certeza que vocês vão adorar descobrir os mistérios por trás da "fábrica de vespas". É claro que não posso contar, porque seria um grande spoiler, mas leiam porque realmente vale a pena! 


Uma dica: se gostarem da obra, com certeza vão adorar conhecer a série da Darkside Books sobre os seriais killers. Tem MUITA informação importante e de qualidade, conheçam clicando aqui... 


"Nossas vidas são símbolos. Tudo que fazemos é parte de um padrão que, pelo menos em parte, decidimos. O forte cria o seu próprio padrão e influencia o de outras pessoas, o fraco tem seus caminhos traçados por alguém. O fraco, e o azarado, e o idiota. A Fábrica de Vespas é parte do padrão porque é parte da vida e - até mais do que isso - parte da morte. Assim como a vida, ela é complexa, por isso todos os seus componentes. O motivo pelo qual ela responde questões é que cada pergunta é um início procurando por um fim, e a Fábrica diz respeito ao Fim - a morte, nada menos. (...)"

Gostou? Compre aqui!


*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. 
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,InstagramTwitterG+ ou YouTube.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato