Angélica Pina Companhia das Letras

O perfume da folha de chá, de Dinah Jefferies

00:00Angélica Pina




 Aos 19 anos, em 1925, Gwendolyn entra em um navio partindo rumo ao exótico Ceilão, para ir morar com Laurence, com quem acabou de se casar. Sua nova casa é uma enorme fazenda de um dos maiores produtores de chá da época, com uma belíssima casa, um maravilhoso lago e muitos empregados tâmeis e cingaleses. Gwen precisa aprender a conviver com as diferenças culturais e de idioma, além de um tratamento hostil por parte da maioria, exceto da aia, Naveena, que apesar de muito calada, é extremamente solícita e prestativa.

Laurence, que a princípio se mostra muito dedicado e apaixonado, começa então a se distanciar, tanto por ser um homem muito ocupado quanto por alguns segredos antigos que o assombram. Ele teve um primeiro casamento que o deixou com muitas marcas, já que a esposa adoeceu e morreu muito jovem.


“A preocupação com Laurence espantou seu sono, e, sabendo que provavelmente passaria a noite em claro, Gwen se deitou com os olhos abertos. Ele devia ter suas razões, ela pensou. Mas o que seria capaz de explicar aquela estranha expressão em seu olhar?”

Gwen sente-se sozinha, muito distante de casa e tendo que lidar com uma situação diferente do que imaginara. Verity, sua cunhada, é extremamente problemática e dependente do irmão, passando a maior parte do tempo morando na mesma casa que eles, mas o relacionamento entre as duas é complicado. Savi Ravasinghe, a primeira pessoa que Gwen conheceu ao chegar no Ceilão, tinha tudo para se tornar um grande amigo, mas Laurence não aprova sequer sua presença na fazenda, o que parece uma mágoa antiga. Há ainda a americana Christina, uma viúva com quem Laurence já teve um caso e que deixa bem claro que ainda teria se dependesse dela, o que deixa Gwen insegura e enciumada.

Por fim, Gwen descobre-se grávida, o que a deixa muitíssimo feliz. Porém, no dia do parto, tendo apenas a companhia de Naveena, acontece algo totalmente inusitado que a obriga a tomar a decisão mais difícil de sua vida. Depois disso, não é apenas Laurence que mantém segredos, mas sua esposa também. Será possível manter um relacionamento baseado em omissões e ter a mente tranquila?

“Seu estado mental em deterioração, exacerbado pela privação de sono, fez seu corpo todo doer. Ela sofria sobressaltos a cada barulhinho, ouvia coisas que não estavam lá, sentia-se incapaz de realizar as tarefas mais simples e se viu presa em um círculo vicioso.”

Em “O perfume da folha de chá”, nos deparamos com uma narrativa em terceira pessoa marcada por minuciosas descrições das paisagens, das pessoas, das cores e dos cheiros de tudo. É possível sentir-se no Ceilão e em cada lugar descrito, o que para mim foi algo inédito, já que nunca havia lido uma história com esse cenário. Fica nítido que a autora realizou muitas pesquisas sobre a região e seus costumes, inserindo ainda fatos da época, como a quebra da bolsa de valores de Nova York, e como isso afetou a economia de outros países, inclusive a fazenda de Laurence e o preço do chá. O preconceito racial e de classe também é abordado com muita riqueza e é o que sustenta muitos dos conflitos dos personagens.

Os mistérios e segredos prendem bastante a atenção e atiçam a curiosidade, mas ao final, quando tudo é revelado, eu me senti um pouco frustrada por ter imaginado coisas mais graves e pesadas. A trama traz muito drama e sofrimento, o que não me agrada muito, pois, pessoalmente, prefiro leituras mais leves, mas isso não quer dizer que o livro é ruim, de forma alguma.

A principal reflexão que fica da história é: até que ponto vale a pena sustentar uma mentira – ou uma omissão – e colocar em risco a vida de todas as pessoas envolvidas? Ao decidir omitir uma verdade, é preciso se preparar para lidar com as consequências desse ato e suportar a culpa.

“Gwen sabia muito bem que a culpa era capaz de consumir uma pessoa por dentro, e que era uma presença persistente, invisível a princípio, mas que ia crescendo até ganhar vida própria.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato