A Invenção de Morel Adolf Bioy Casares

Trechos marcantes do Livro A Invenção de Morel, de Adolf Bioy Casares

00:00Kellen Pavão


Depois de ler o brilhante triller A Invenção de Morel do escritor Adolf Bioy Casares, selecionei algumas das minhas passagens favoritas do livro que inspirou a série LOST!



"A vida será então um depósito da morte."


"Não esperar da vida, para não arriscá-la; dar-se por morto, para não morrer. De repente isso me pareceu um letargo pavoroso, inquiétíssimo; quero que acabe. Depois da fuga, depois de ter vivido sem atentar a um cansaço que me destruí, conquistei a calma; minhas decisões talvez me devolvam a esse passado ou aos juízes; são preferíveis a este longo purgatório."

"O fato de não podermos compreender nada fora do tempo e do espaço, compreender nada fora do tempo e do espaço talvez sugira que nossa vida não é apreciavelmente distinta da sobrevivência a ser obtida com esse aparelho." 


"Quando queremos desconfiar, nunca falta a ocasião." 


"É lamentável que Morel tenha escondido seu invento nesta ilha. Talvez eu esteja enganado; talvez Morel seja um personagem famoso. Se não, como prêmio por divulgar o invento, eu poderia obter o indébito indulto dos meus seguidores. Mas se Morel não o divulgou, certamente o revelou a algum de seus amigos. Contudo, é estranho que não se falasse nisso quando saí de Caracas. "

"Agora o pesadelo continua...Meu fracasso é definitivo, e o que eu faço é contar sonhos, Quero acordar, e encontro aquela resistência que impede escapar dos sonhos mais atrozes." 

"Os intrusos não vieram me buscar. Eu os vejo aparecer e desaparecer na beira do barranco. Talvez por causa de alguma imperfeição da alma (e da infinidade de mosquitos), tive saudade da véspera, de quando estava sem esperanças e Faustine e não nesta angústia."


"A eternidade rotativa pode parecer atroz para o expectador, é satisfatória para seus membros."

"Quem não desconfiaria de uma pessoa que dissesse: eu e meus companheiros somos aparências, somos novos tipos de fotografias? No meu caso a desconfiança é mais justificável ainda: sou acusado de um crime, fui condenado a prisão perpétua e é possível que minha captura ainda seja profissão de alguém, sua esperança de ascensão na burocracia. "

"Por fim, o medo da morte me livrou da superstição de incompetência: foi como se de repente visse os motores através de lentes de aumento: deixaram de ser um aleatório amontoado de ferros, ganharam formas, disposições que permitiam entender sua função."


Gostou do livro? Encontre a melhor oferta aqui: http://amzn.to/2o4Bgek





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato