A guerra que salvou a minha vida Crítica

A guerra que salvou a minha vida, de Kimberly Brubaker Bradley

00:00Isabela Lapa


Quando eu li o título desse livro fiquei extremamente curiosa. Lembro que pensei o seguinte: como a guerra pode salvar a vida de uma pessoa? Para mim, era uma ideia simplesmente impossível. Vendo a capa delicada e repleta de cores, fiquei mais em dúvida ainda.

Porém, quando comecei a leitura, eu entendi tudo! Logo nas primeiras páginas percebi que aquelas palavras me levariam a muitas emoções e iriam me surpreender. E foi exatamente o que aconteceu...

Com um jeito doce, simples, por vezes inocente, mas sempre sensível e sincero, Ada, a nossa jovem protagonista, descreve a sua rotina e todos os problemas que enfrenta no convívio com a sua mãe, pelo simples fato de ter um pé torto.


Trancafiada dentro de casa e sem oportunidade para ver o mundo, conhecer pessoas e aprender coisas novas, a garota, além de ser mal tratada, tem a obrigação de cuidar do irmão e realizar todas as vontades dele.

Acontece que com o início da Segunda Guerra, Ada, repleta de coragem e apostando todas as suas fichas nessa possibilidade, decide fugir junto com o irmão em um caminhão de refugiados. Para ela, nada importava, apenas a chance de se sentir livre! 


E assim, em meio a várias crianças procurando por novos pais adotivos, eles acabam chegando na casa de Susan, uma mulher discreta e séria, que os acolhe e passar a cuidar deles de um jeito completamente diferente daquele que eles estavam acostumados.

“Era como se eu tivesse nascido ali na vila. Como se tivesse nascido com os dois pés bons. Como se fosse realmente importante e amada.”

A partir daí, Ada começa a descrever as novas experiências, emoções e aprendizados. A história, que fala sobre coragem, amor, superação e amadurecimento, é simplesmente linda! A cada página nós ficamos mais apaixonados com a narradora, com os seus pensamentos e as suas inseguranças.


Esse livro, que tem a guerra como plano de fundo e apresenta um período histórico muito bem contextualizado é, na verdade, um livro sobre superação e sobre a importância do amor. 

Com palavras muito bem escolhidas, a história é envolvente, encantadora e super fácil de ler. Sabe aquele livro que você termina e sente vontade de ganhar um abraço apertado para te confortar? É esse... 

Recomendo mil vezes! :) 


Gostou? Compre aqui... 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Adorei sua resenha!
    Estou louca para ler esse livro, justamente pelo título que me chamou atenção!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato