Aline Resende Listas

Os 5 livros que indico e os 5 que não indico para leitura

00:00Aline Resende

Quem me conhece sabe que sou uma leitora voraz desde pequena. Leio livros inteiros, às vezes, em um dia e uma madrugada, por isso, quando o livro é muito bom, tenho problemas para parar de ler e acabo nem dormindo, louca para chegar na última página. E fico extremamente triste quando termina.
Esses dias, publiquei uma frase no instagram que dizia “Livros nos dão um lugar para ir quando precisamos permanecer onde estamos” e acredito que essa possa ser a melhor definição do que os livros representam para mim. Ao ler uma boa história, a gente passa a vivê-la e entra num mundo paralelo lindo que é o mundo da literatura.
Deixando um pouco de lado meu romantismo pela leitura, vamos ao que interessa – fiz uma lista dos 5 livros que indico e também dos 5 livros que eu não indico. Há algumas semanas, li um post na página do Indique um livro que trazia exatamente uma lista de livros não indicáveis para leitura e achei bem bacana, já que a gente costuma sempre fazer indicações do que ler. Porem, não queria começar uma seção sobre livros aqui sem mencionar coisas positivas também. Portanto, vamos à elas:
5 livros que indico para leitura:
1- Anna e o Beijo Francês de Stephanie Perkins 
ab
Anna e o Beijo Francês é um dos meus livros preferidos e foi o único que li mais de 2 vezes. Acho que já o reli umas 4 vezes. O que ele tem de tão especial? Não sei ao certo – uma história simples e doce que te prende de uma forma inexplicável. Trata-se de um romance juvenil e acredito que a história tem uma naturalidade encantadora. Todos nós poderíamos ter vivido a história de Anna em Paris na nossa juventude. Indico esse livro para todas as idades, mesmo para os adultos que queiram relembrar alguns dos comuns sentimentos da juventude.
2- Maria Antonieta, Biografia de autoria de Antonia Fraser
1825561
Sou suspeita para indicar livros que se passam na França porque tenho verdadeiro fascínio pela história francesa, especialmente pela época da revolução. Talvez por isso, eu tenha me envolvido tanto com esse livro. Mas, a verdade é que todos deveriam ler a biografia de Maria Antonieta para entender melhor os motivos pelos quais ela foi vista com tanto ódio, entender até onde pode ir a maldade humana e como uma revolução tem o poder de criar perfeitamente um bode expiatório. O livro é denso e seco, contendo partes de extrema violência e que doem ao ser lidas porque foram reais. Um verdadeiro mergulho na monarquia francesa bem como na pré revolução que trouxe mudanças em todo cenário mundial.
3- Como eu era antes de você de Jojo Moyes
Capa_Como-eu-era-antes-de-voce2
Jojo Moyes é uma excelente autora e esse livro dela foi um sucesso por motivos justos, é uma história envolvente, bela e triste que nos remete a importantes reflexões. “Como eu era antes de você” traz um drama que fala muito sobre amor, preconceito e redenção. Os personagens principais passam por uma verdadeira e bonita transformação ao longo da história e acabam mudando um pouco da gente também ao entrar em contato com a narrativa.
4 – As Cronicas de Arthur de Bernard Corwell
110140258GG
Para os fãs de livros de aventura e para quem gosta do fenômeno “Guerra dos tronos”  a trilogia de Rei Arthur é um prato cheio. A trilogia é composta por O Rei do Inverno, O Inimigo de Deus e Excalibur. As histórias são marcadas por aventura, romance, magia e a icônica saga do lendário Rei Arthur contada sob a ótica do talentoso Bernard Corwell. A história é narrada por Derfel um fiel companheiro de Arthur, que nos conquista de forma definitiva já no primeiro livro. Impossível desgrudar do livro e não se envolver nas aventuras vividas por Derfel. Esse é um livro que agrada a todo tipo de público, um dos melhores que já li na vida.
5 – O garoto no convés de John Boyne
15005355
Essa é mais uma narrativa de aventura que tomou minhas noites e me fez perder o fôlego. No livro, nos deparamos com a história triste de um órfão de 14 anos que, para fugir da prisão, acaba embarcando num navio da marinha inglesa na função de criado de capitão. Nessa embarcação, o jovem John Jacob vai viver os dias mais difíceis e também os mais gloriosos de sua vida. Um drama com cenas extremamente fortes e tristes, mas também uma linda história de superação e aventura.
Agora vamos à lista negra. Lembrando que gosto é uma coisa mesmo muito pessoal, portanto, o que não é bom para mim, pode ser ótimo para você. Por isso, essa lista é baseada única e exclusivamente na minha opinião.
Os 5 livros que não indico para leitura: 
1- Amor fora de hora de Katarina Mazetti
amor fora de hora
Não sei o que me levou a comprar esse livro, a verdade é que, quando vou a uma livraria, passo horas olhando livros e escolhendo os que me chamaram atenção. Eu gosto de experimentar coisas novas, mas romances são meus preferidos e sempre acabo com algum debaixo do braço. “Amor fora de hora” me fez acreditar que eu estaria levando um romance despretensioso e divertido. Não gosto de livros finos, e esse é um livro fino, apenas 174 páginas, porém, acabei levando pra casa. Não posso dizer que foi uma decepção porque eu nem esperava muito dele, mas achei o livro bem ruim e eu esperava que, pelo menos, fosse divertido. Não foi. Personagens fracos, história fraca, cheguei até a última página esperando que algo faria a história fazer algum sentindo, mas não… Acho que a ideia era mesmo que fosse um romance despretensioso e até uma narrativa no estilo alternativo, mas não colou.
2 – Fiquei com seu número de Sophie Kinsella
111766586_1GG
Olho para “Fiquei com seu número” na minha prateleira de livros e não me lembro dos personagens, nem da história, só lembro que não gostei muito. Quando um livro não me traz lembranças é porque ele não me acrescentou nada e isso é um forte indício para mim  de que o livro não é bom. Na verdade, acho que esse livro não chega a ser ruim, só que ele está na minha lista de livros com histórias marcadas pela mesmice, que não acrescentam. O romance dos personagens começa quando Poppy Wyatt, típica americana com seus quase 30 anos, perde seu fabuloso anel de noivado e seu celular e, para tentar encontrar a jóia perdida, ela encontra um celular antigo e utiliza-o para se comunicar com pessoal do hotel onde o anel foi perdido. Acontece que o celular pertencia a secretária de um executivo workaholic que passa a ter que se comunicar com Poppy para reavê-lo e pegar todos os recados de compromissos profissionais marcados através desse número – que está com Poppy. Tive que ler o resumo do livro para me lembrar da história. Não lembrava nem o nome dos personagens e nem porque eles ficam juntos…Enfim, não indico.
3- Damas de Honra de Jane Costello
capa_damas de honra
Damas de honra segue exatamente a mesma linha de do item anterior. Não me lembro da história, nem dos personagens. Tenho certeza que comprei esse livro porque gostei da capa, podemos admitir que o desenho é lindo, certo? Ok, deixa eu ler o resumo para me lembrar da história. Ah sim, Evie Hart tem 27 anos e nunca se apaixonou, e é jornalista (momento desabafo: praticamente todas as personagens desses romances atuais são jornalistas, não aguento mais isso!) e bom… o que mais? Ela tem amigas que estão se casando e ela teme por todos os casamentos que ela tem pela frente como dama de honra. E ela acaba se apaixonando pelo convidado de uma das cerimonias. Não sei como eu não desconfiei com esse resumo que o livro não seria bom…Estou envergonhada, next.
4- Marina de Carlos Zafón
9788408004349
Esse sim foi um livro que me decepcionou bastante porque eu esperava muito dele. Carlos Zafón é o autor de um dos meus livros preferidos “A sombra do vento” que poderia facilmente estar entre os 5 da lista de livros que indico para leitura. Por ter gostado tanto da escrita de Carlos Zafón em “A sombra do vento” e por Marina ser uma aventura aliada a romance e suspense, eu realmente coloquei muita expectativa. “Marina” é um romance em meio a uma história sombria e todo suspense durante a história não nos leva a uma resolução satisfatória, na minha opinião. O romance se faz triste e platônico e há um certo exagero na construção dos cenários e acontecimentos sombrios. Uma pena, os ingredientes da história são ótimos, mas, para mim, não funcionou bem.
5- Cinquenta tons de cinza de E.L James
untitled
Falar de 50 tons de cinza é chover no molhado, eu sei. Acho que esse livro é  – ame ou odeie e sei que quem amou o livro, amou com todas as forças. Sinceramente, acho que é mesmo uma questão de gosto, entendo perfeitamente o fascínio que o livro causou ao trazer uma história picante, com erotismo e ao mesmo tempo muito romantismo. Li apenas o primeiro livro porque não me interessei pela continuação e isso é o mais alto indício de que o livro não me pegou. Achei a escrita ruim, muitas expressões repetitivas e cansativas como “a deusa interior” de Anastasia e o fato dela “enrubescer” o tempo todo. Além disso, a dose de exagero é alta, e nisso inclui o fato de Grey, ser milionário, lindo, charmoso, apaixonado, dedicado etc e etc. Talvez se ele fosse mais real, se ele não tivesse um helicóptero à sua espera fazendo-0 surgir em todos os lugares, em todos os momentos e uma coleção dos carros mais caros do mundo na garagem, eu tivesse tido mais simpatia com o personagem. As cenas de sexo são repetitivas e sempre começam e terminam da mesma forma, e os personagens ficam em torno da mesma questão o livro inteiro. Anastasia é tão morna, tão típica garota bonita que não sabe que é bonita , que vive se sentindo inferior e leva o coração do mocinho. Essa dobradinha é extremamente cansativa exatamente porque é repetitiva, só faltava Anastasia ser jornalista. Espera, ela não é jornalista mas começa o filme fazendo uma entrevista de jornal com Christian Grey. Assisti ao filme há uns dias e achei melhor que o livro porque eliminaram a maior parte dos diálogos cansativos do livro e melhoraram muito a personagem da Anastasia que tem mais voz e mais personalidade dando para entender melhor porque Grey se apaixona perdidamente por ela, porque no livro não dá para entender muito bem. Não me arrependo de ter lido o livro porque com todo o alvoroço causado, eu precisava ter minha própria opinião e respeito a opinião daqueles que gostaram do livro, como eu disse, é mesmo muito pessoal.
E então, concordam com a lista? Já pensou em fazer a sua? Achei bem divertido. Até a próxima!

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá! Adorei o post!
    Em especial a indicação das Crônicas de Artur pelo Cornwell, que é um dos melhores autores para mim, junto de umas das melhores trilogias já escritas.
    Li os livros pela primeira vez com uns 13/14 anos e depois, com 20. E posso dizer que só melhorou!
    É para todas as idades! Desde então fui traçando tudo que era lançado no Brasil do Cornwell, e pra superar essa trilogia, só mesmo as Crônicas Saxônicas. Inclusive, está na 2ª temporada da série que adaptou esses livros: The Last Kingdom, e posso dizer que está ficando cada vez melhor!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Marina é muito bom, meu Deus! Inclusive o próprio autor diz que foi um de seus livros publicados que ele tem mais afeição, o livro que ele mais teve trabalho de fazer e que mais gostou do resultado.
    Eu particularmente gostei muito. As vezes acontece de lermos um livro que não estamos no "felling", logo depois lemos de novo e vemos a história de outra forma. Espero que você dê outra chance ao livro, Marina é vida! <3 rsrsrs Recomendo: O Trem dos Orfãos e A menina que não sabia ler. Beijos! Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!
    Dos livros que vc citou, o único que eu li foi "Marina". Esse foi meu primeiro contato com Zafón e, diferente de você, eu gostei bastante. Talvez vc tenha se decepcionado por ler depois de "A Sombra do Vento". Acho que nenhum livro que o Zafón escreva poderá superar esse ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. 50 tons de cinza é foda falar. Eu não gostei nem um pouco, mas qualquer coisa que fala ofende a turma que curtiu. Prefiro nem falar nada. Que pena encontrar Fiquei com seu número na lista pra não ler. Li apenas um livro da Sophie, mas fiquei encantada.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato