Chimamanda Ngozi Adichie Cia das Letras

Para educar crianças feministas – Um Manifesto, de Chimamanda Ngozi Adichie

00:00Isabela Lapa


Pensar sobre feminismo e discutir o assunto com os adultos é essencial. O tema é tão importante que já falamos sobre ele aqui no blog algumas vezes e já apresentamos algumas listas com dicas de livros que precisam ser lidos (clique aqui) e de livros que falam sobre abuso e violência contra a mulher (clique aqui).

Porém, diferente do que parece, essa discussão não é apenas para adultos. Se começarmos a apresentá-las para as crianças, desde que façamos de forma adequada, estaremos contribuindo para a formação de adultos mais conscientes, mais seguros e claro, menos machistas.

"No caso de mulheres poderosas, perguntamos: ela tem humildade? Sorri? Mostra gratidão? Tem um lado doméstico? Perguntas que não são feitas a homens poderosos, o que demonstra que nosso desconforto não é com o poder em si, mas com a mulher."

Nesse livro pequeno, mas delicioso de ler, Chimamanda Ngozi Adichie, famosa pelos livros Sejamos Todos Feministas e Americanah, apresenta algumas dicas interessantes e simples para que os pais possam introduzir o assunto com os filhos, sejam eles meninos ou meninas, e explicar que o feminismo não é uma luta pela superioridade das mulheres, mas sim pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. 


Entre os temas abordados estão o casamento, a aceitação da vida profissional, a importância de se aceitar, de agir livremente, de não elevar os oprimidos à condição de santos etc. 

"Ensine-lhe sobre a diferença. Torne a diferença algo comum. Torne a diferença normal. Ensine-a a não atribuir valor à diferença. E isso não para ser boazinha, mas simplesmente para ser humana e prática. Porque a diferença é a realidade de nosso mundo."

Porém, a leitura também é interessante para os adultos que não tem filhos, mas sentem dificuldade em compreender o feminismo e entender que ele não é radical nem extremista. É um livro com informações diretas e úteis, que certamente irá clarear a sua mente e tirar algumas dúvidas básicas.

Leitura super recomendada! 



Gostou? Compre aqui!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato