Destaque Evento

Grupo de teatro brasileiro encena as Mil e Uma Noites junto com histórias de refugiados árabes

00:00Luiz Ribeiro

Foto: Renato Mangolim
O Oi Futuro apresenta, a partir de 29 de junho, o espetáculo “As Mil e Uma Noites”, baseado no clássico da literatura mundial, com a companhia carioca Teatro Voador Não Identificado. A peça fica em cartaz até 9 de setembro, de sexta a domingo às 20h.
Com direção de Leandro Romano e dramaturgia de Gabriela Giffoni e Luiz Antonio Ribeiro, a montagem se divide em 33 sessões únicas onde, a cada noite, Sherazade narra uma história do livro original entrelaçada com depoimentos atuais de refugiados árabes. Apenas o prólogo se repete e faz um elo entre as apresentações: a trajetória da princesa para adiar a sua morte e enganar o rei.
Boa parte da pesquisa que temos feito no Teatro Voador Não Identificado (e que penso ser a chave do teatro contemporâneo) vai contra a noção de teatro como repetição. Nossos trabalhos procuram explorar, sempre que possível, a ideia de ‘apresentação única’, proporcionando para a plateia a vivência de uma experiência que não mais se repetirá”, destaca o diretor.
Além das histórias do livro, a peça pretende aproximar Brasil e Síria por meio de cenas que discutem a Primavera Árabe e aludem à luta de poderes na política brasileira. O material utilizado para compor esta dramaturgia apresenta entrevistas com refugiados que vivem atualmente no Rio de Janeiro, e que acabam servindo como metáfora dos coincidentes mil e um dias do governo Temer.
“Em tempos de disputas de narrativa, polarização ideológica e fake news, percebemos que não estamos tão distantes da crise da Síria quanto pensamos estar. Se no livro Sherazade tenta convencer o Rei a livrá-la da morte, no espetáculo ela desafia a plateia a encarar temas urgentes da sociedade contemporânea”, finaliza.
No papel de Sherazade, as atrizes Adassa Martins, Clarisse Zarvos, Elsa Romero, Julia Bernat e Larissa Siqueira se dividem na função da famosa narradora de histórias. Completam o elenco Bernardo Marinho, Gabriel Vaz, João Rodrigo Ostrower, Pedro Henrique Müller e Romulo Galvão.
A trilha sonora, composta por Felipe Ventura e Gabriel Vaz (ambos integrantes da banda Baleia), é móvel e também não se repete. Para cada jogo cênico há uma faixa diferente e a trilha se molda como um quebra-cabeça.
As entrevistas feitas com refugiados residentes no Rio de Janeiro, que serviram de inspiração para a criação da dramaturgia, farão parte de uma vídeo-instalação que ficará em cartaz no espaço cultural durante a temporada da peça.
Sinopse:Atualização do clássico da literatura mundial onde Sherazade – na tentativa de adiar a sua morte e enganar o rei – narra histórias do livro original entrelaçadas com relatos atuais de refugiados árabes.
ServiçoTemporada: 29 de junho a 09 de setembro (Sexta a domingo, 20h)
Local: Oi Futuro Flamengo – Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Telefone: (21) 3131-3060
Capacidade: 62 lugares
Ingressos: R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos 
Ficha TécnicaConcepção e direção: Leandro Romano
Dramaturgia e adaptação: Gabriela Giffoni e Luiz Antonio Ribeiro
Elenco: Adassa Martins, Bernardo Marinho, Clarisse Zarvos, Elsa Romero, Gabriel Vaz, João Rodrigo Ostrower, Julia Bernat, Larissa Siqueira, Pedro Henrique Müller e Romulo Galvão
Cenografia: Elsa Romero
Iluminação: Gaia Catta
Figurino: Lia Maia
Trilha sonora original: Felipe Ventura e Gabriel Vaz
Assistência de direção: Luciana Novak
Assistência de cenografia: Lilia Wodraschka
Vídeos e mídias sociais: Júlia Sarraf
Consultoria teórica: Mamede Mustafá Jarouche
Tradução de entrevistas e consultoria de cultura árabe: Hadi Bakkour
Arte gráfica: Chris Lima/Evolutiva Estúdio
Direção de produção: Ana Barros
Produção executiva: Bel Sangirardi
Realização: Teatro Voador Não Identificado

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato