A Revolução dos Bichos Companhia das Letras

A Revolução dos Bichos, de George Orwell e adaptação de Odyr

01:12Kellen Pavão



Publicado em 17 de agosto de 1945 e indicado pela revista Time como um dos melhores romances de língua inglesa, A Revolução dos Bichos foi um dos responsáveis pela consagração de George Orwell como um dos maiores autores da literatura mundial. O romance de Orwell, um democrata socialista, retrata com maestria a corrupção de um regime, o estabelecimento de governo ditatorial e satiriza a União Soviética Comunista.

A história se passa na Granja do Solar, onde animais são explorados e maltratados pelo fazendeiro. Influenciados por um porco chamado Major, os animais criam uma ideologia chamada Animalismo, com fundamentos que primam pela liberdade dos animais e a partir daí começam a entender seu papel na sociedade, ganhando força para reagir a este sistema. Seguindo esta ideologia, os animais planejam uma revolução contra a tirania do Sr Jhones, o dono da fazenda, identificado e estabelecido como inimigo em comum de todos.

"Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo."

Liderados pelos porcos Bola de Neve e Napoleão, os animais expulsam e conseguem seu objetivo, mas não demora a surgirem as primeiras divergências sobre a vida e gestão da granja em um impasse que culmina em um Golpe de Estado orquestrado por Napoleão. Os ideais de liberdade dão vez a um regime totalitário que se estabelece como defesa a uma suposta ameaça de Bola de Neve ao bem estar de todos os animais.


Os princípios que norteavam todos os animais da fazenda logo são corrompidos e convenientemente reinterpretados pelos animais que tem mais poder (porcos e cães), dando início a um novo regime de supressão de liberdades individuais e de exploração. Um fim triste e melancólico para a utópica criação de uma sociedade igualitária. 

“Ordem e disciplina. Os animais inferiores trabalhando mais e recebendo menos do que quaisquer outros animais do condado. Entre os porcos e os seres humanos não há, e nem precisa haver, quaisquer conflitos de interesses.”

O artista, ilustrador e quadrinista Odyr adaptou a obra preservando a maior parte do texto original, retratando de maneira impecável a tensão presente na fábula através das cores e dos traços que trazem drama e movimento para as páginas. Ele deu forma aos personagens da história e tornou gráfica a violência de um regime totalitário e opressor.


Por meio de uma fábula aparentemente simples, Orwell nos leva a pensar como a ganância e a ambição podem facilmente corromper e subverter ideias pré estabelecidas diante do silêncio de uma população que não consegue reconhecer seu poder e se silencia diante de líderes déspotas que usam a força e o controle da informação para a manutenção de um sistema de privilégios. Por estas e outras " A Revolução dos Bichos" não é apenas importante, mas uma leitura NECESSÁRIA.



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato