Andrew Pyper Camilla Guimarães

O Demonologista, de Andrew Pyper

00:00Camilla Guimarães





Quando comecei a ler o livro, logo me identifiquei com o personagem principal, David Ullman. Um personagem forte, que passou por muitos problemas durante a vida, cético, estudioso e apaixonado pela filha Tess. A narração acontece na primeira pessoa e me fez ter a sensação de fazer parte da história e algumas vezes, de estar vendo pelos olhos do narrador. 

David Ullman, é um professor universitário que dedicou sua vida a estudar textos mitológicos e narrativas judaico-cristãs. Apesar de ter se especializado nesses tipos de textos e ter aprofundado nos estudos da Bíblia e no livro de John Milton - "Paraíso Perdido", ele trata os personagens e as histórias como qualquer ficção, o que torna o livro ainda mais sedutor, na minha opinião. 

Após um dia de aula aparentemente normal, David Ullman recebe a visita de uma mulher misteriosa que lhe oferece uma viagem com todas as despesas pagas. Claro que uma oferta assim, seria considerada absurda por qualquer pessoa, porém, David estava enfrentando mais uma fase nebulosa de sua vida: descobriu a traição de sua esposa com um professor da mesma Universidade onde ele dava suas aulas, e o amante de sua esposa não fazia questão de ser discreto ou de respeitar momento e espaço de David. Com essa oferta, Ullman sentiu uma oportunidade de se desligar de seus problemas e de aproveitar para passar bons momentos com sua amada filha. A mulher misteriosa não lhe disse o que ele deveria fazer em troca dessa viagem e lhe deu apenas um endereço, onde ele deveria ir e ter uma experiência com seus próprios olhos. 

"Eis outra característica de um ser errante: emoções tão grandes que requerem superstição para explicá-las. Esse é o cerne do meu campo de estudos, no fim das contas. O medo - da morte, da perda, de ser abandonado - é a gênese da crença no sobrenatural."

Chegando em casa, após um dia ruim onde encontrou o amante de sua esposa nos corredores da Universidade, a esposa de David pede o divórcio. David faz as malas e parte rumo a Veneza, com sua filha Tess. Eles passam um ótimo dia passeando e conhecendo a cidade e no dia seguinte, David deixa a filha de 12 anos com uma babá e segue para o endereço informado, para cumprir sua parte do acordo. Durante essa visita, David tem uma experiência macabra, e grava tudo com uma câmera que recebe logo que chega ao endereço. Ele sente dúvidas, mas vê suas convicções desmoronarem diante do contato que teve com um homem que claramente estaria possuído por algum demônio. Ele volta o mais rápido para o hotel, afim de pegar a filha e voltarem no primeiro voo para casa. Ao chegar, o inimaginável acontece e sua filha se joga do alto do prédio, mas aparentemente não foi por escolha: Tess estava possuída por alguma entidade demoníaca. 

O livro narra a tentativa de David, em reencontrar sua filha. Ele precisa desvendar o que o demônio disse durante a visita a Veneza. Ele é perseguido por pessoas mortas, demônios e por pessoas ligadas a Igreja, que não querem que ele conclua sua busca, que conte ao mundo sua descoberta ou mostre suas provas de que o Mal existe. 



Utilizando momentos de sofrimento do personagem, o demônio aproveita para atrasá-lo e para mostrar sua força e poder. Porém, David se mostra como um personagem muito perspicaz e tudo se torna um pouco mais leve, quando sua melhor amiga descobre onde ele está e decide ajuda-lo. Elaine O’Brien, funciona como seu ponto de equilíbrio ou talvez uma outra personalidade de David. No começo do livro, Elaine conta que está com câncer sem possibilidade de cura. 

O livro tem uma linha do tempo linear e uma escrita muito clara e fácil de acompanhar. Não é utilizada uma linguagem muito complexa e não é um daqueles livros cansativos, que não conseguimos imaginar a cena que está sendo descrita. 

O final é muito surpreendente e eu leria mais algumas vezes esse livro, facilmente.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Faltam palavras para o lucro incrível que você me ajudou a ganhar em apenas uma semana com a estratégia de opções binárias. Lamento ter duvidado no início, eu investi $ 200 e ganhei $ 2.500 em apenas uma semana, e continuei investindo mais, hoje estou financeiramente sucesso, você pode contatá-lo através do e-mail: carlose78910@gmail.com
    Via Whatsapp: (+12166263236)
    Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato