Camilla Guimarães Companhia das Letras

Os homens que não amavam as mulheres, por Stieg Larsson

07:00Camilla Guimarães




Enrolei anos pra ler o primeiro livro da trilogia Millenium, porque eu gostava muito do filme e imaginava que o livro seria exatamente igual. Peguei pra ler na semana passada e devorei o livro. Gente, que história envolvente! Uma história que prende, com um desenrolar incrível e surpreendente. Olha, eu fiquei realmente apaixonada por esse livro e pelos personagens.

No dia que postei foto da capa do livro contando que estava começando a leitura, eu recebi muitas mensagens de pessoas compartilhando o quanto amavam o livro. Fiquei surpresa, me julguem, porque eu não estava depositando muita expectativa nessa leitura. Eu tinha acabado de ler o livro “O ensaio sobre a cegueira”, e estava lendo o novo livro despretensiosamente.


Quando acabei de ler, corri na mesma hora e fui assistir novamente o filme. Não me lembrava de quase nada, só que havia gostado muito quando assisti pela primeira vez. O filme é COMPLETAMENTE diferente!!! Se trata de uma adaptação e alguns personagens tiveram suas histórias bem alteradas. Isso não tornou o filme ruim, claro, mas eu senti uma pontada de decepção.


Sobre o livro “Os homens que não amavam as mulheres”:


Henrik Vanger contrata o repórter Mikael Blomkvist, para solucionar um mistério que o assombra há muitos anos: o assassinato de sua sobrinha Harriet Vanger. Henrik dedicou sua vida tentando desvendar pois havia poucos prováveis assassinos e todos eram da própria família Vanger. E o agravante que dificultava a solução desse caso: o corpo de Harriet nunca foi encontrado.


Mikael era um dos sócios da revista Millenium e acabara de receber uma sentença de pagamento de multa e prisão, por um curto tempo, por ter escrito uma reportagem considerada caluniosa e difamatória contra um megaempresário. Mikael precisava se afastar da revista e, com dúvidas sobre a possibilidade de conseguir fazer novas descobertas sobre o caso Harriet, acaba aceitando pois Henrik lhe oferece, além de uma comissão milionária, uma história que daria um revés a sua condenação e devolveria à Millenium toda a credibilidade perdida.


 
"Passei os primeiros vinte e cinco, trinta anos da minha vida desculpando pessoas como Harald apenas porque éramos da mesma família. Depois descobri que o parentesco não é uma garantia de amor e que eu tinha muito poucas razões para defender Harald."



Antes do convite feito a Mikael, o advogado e braço direito de Henrik, procurou uma empresa de segurança para investigar a vida do repórter, e nesse momento conhecemos a personagem Lisbeth Salander, uma mulher com habilidades e inteligência inquestionáveis, mas que é considerada mentalmente incapaz, por sua dificuldade de socialização.


Durante as investigações e pesquisa realizada em todo o material, que se tratava de caixas e mais caixas de arquivos pessoais e fotografias que foram recolhidas e arquivadas por Henrik, Mikael pede ao advogado que contrate uma auxiliar pois ele estava começando a fazer algumas novas descobertas enquanto analisa o caso.

"A liberdade de expressão sofreria um duro golpe se interesses particulares tivessem o poder de reduzir ao silêncio vozes que os incomodam na mídia."

Lisbeth é convidada para ocupar a vaga de auxiliar de Mikael. Os dois começam a ser perseguidos, ameaçados e não desistem de solucionar o misterioso caso Harriet, quando chegam a conclusão de quem é o verdadeiro assassino e descobrem o paradeiro de Harriet, decidem que tudo deveria ser mantido entre eles e Henrik.


(Esse final é um resumo do resumo pra não dar spoilers e deixar você com vontade de ler o livro. Desculpa por isso.)


Uma história que mostra abusos de muitos tipos, questiona a parcialidade da mídia e de como mulheres são objetificadas, maltratadas e desumanizadas em uma sociedade patriarcal. 





You Might Also Like

9 comentários

  1. Thanks for sharing wonderful blog keep do it and post more blog ,it is such a beautiful work
    accidente de camión de basura

    ResponderExcluir
  2. Me parece que é mais um daqueles casos em que o livro é melhor do que o filme.

    ResponderExcluir
  3. I just finished reading your article on "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres" over at Universo dos Leitores, and I couldn't resist dropping you a comment. First off, kudos to you for such a well-written and insightful piece. It's clear that you've not only read the book but also delved deep into its themes and characters. Your analysis is spot-on, and your passion for the subject matter shines through.
    Best Nursing Colleges in Bangalore
    GMN Nursing College

    ResponderExcluir
  4. Your writing style content is awesome. keep it up! Nice one! Thank you for sharing

    ResponderExcluir
  5. This blog posts are more interesting and impressive. This post was good.

    ResponderExcluir
  6. This post was great. You’re going to be a famous blogger. Cheers!

    ResponderExcluir
  7. Absolutely a wonderful stories you made here. Cheers for this blog.

    ResponderExcluir

  8. "Os homens que não amavam as mulheres, por Stieg Larsson" apresenta um intrigante mergulho no mundo sombrio e complexo da trilogia "Millennium". Em apenas quatro linhas, promete uma narrativa envolvente, repleta de suspense, intriga e personagens cativantes. Esta descrição sucinta convida os leitores a embarcarem numa emocionante jornada através das páginas deste romance, explorando os mistérios e segredos que aguardam.
    virginia beach uncontested divorce manual



    ResponderExcluir
  9. Stieg Larsson's 'The Girl with the Dragon Tattoo' is an absolute page-turner! The intricate plot and captivating characters had me hooked from start to finish. Highly recommend diving into this thrilling mystery
    Nueva Jersey Orden Protección Riesgos Extremos

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato