Cinema Cinema Francês

Dentro da Casa

12:11Isabela Lapa


O filme narra a história de Germain, um professor do ensino médio que perdeu a fé nos alunos e no ato de ensinar. Sempre que corrige as redações se depara com textos vazios de conteúdo e de ingredientes básicos para uma narrativa de qualidade. 

Em meio a tantos trabalhos sem graça e sem profundidade, ele encontra um que desperta a sua atenção: Claude, um garoto que escreve de forma peculiar, irônica e que demonstra ter talento para escritor. Com isso, decide ajudá-lo com lições extras.

Ocorre que o ponto de partida dos textos do rapaz é a vida da família de um dos seus amigos, o Rafael. Ele passa a frequentar a casa do garoto e examinar de perto o cotidiano deles, o que se torna uma obsessão, um fascínio, um jogo perigoso.

A cada redação o texto de Claude apresenta mais detalhes sobre a casa, a mãe e o pai de Rafael. As sensações que passa no texto são um misto de admiração e repulsa, o que deixa o professor cada vez mais perplexo e, ao mesmo tempo, interessado. 












Germain, mesmo preocupado com a condução da história, nutre o interesse de Claude pela família de Rafael e não consegue conduzir a situação de forma ética e responsável. A sua atitude é pautada no trauma que carrega por não ter sido um escritor de sucesso. 
 
Apesar das inúmeras advertências de sua esposa, Germain se vê cada vez mais entretido e ansioso pela trama manipulada pelo aluno, o que desperta nele um enorme gosto pelo voyeurismo. 
 
A trama segue de forma nada óbvia e a mistura entre a realidade e a imaginação de Claude se torna cada vez mais intensa. 
 
O roteiro é excelente e questões como sexualidade, verdade, mentira, rotina, obsessão e traumas são tratados com perfeição. O filme é instigante, provocativo, inteligente e repleto de suspense.  
 
O diretor nos mostra que situações inusitadas e imprevisíveis podem definir nosso futuro. Ao final, quando Claude termina a história, cabe exclusivamente ao espectador decidir qual final é real e qual é imaginário, mas sem dúvida a melhor parte é a dúvida gerada.  
 
Este filme nos apresenta uma visão bem diferente e especial acerca da observação da vida alheia e nos mostra que podemos dar o final que quisermos, mas mesmo assim, a vida continua.


Trailer:


Uma dica para os que gostam de filmes reflexivos e com finais complexos.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato