Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: Livros baseados em games incentivam novos leitores e conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro.

10:16Isabela Lapa

Os jogos de vídeo game sempre foram um sucesso entre os jovens. A ansiedade dos fãs e a excessiva demanda por novidades acabou gerando o interesse das produtoras em ofertar algo além. 

Nos últimos anos, uma estratégia utilizada tem sido a publicação de livros que se baseiam no contexto dos games e exploram um universo semelhante. Em regra, as histórias tem como objeto central o processo de surgimento do "mundo" do jogo ou algum personagem que recebeu pequeno destaque. 

Um importante detalhe acerca destes livros é que os roteiros são  escolhidos e preparados pela empresa responsável pela produção do jogo. Após a determinação das bases da história um escritor é convocado para construí-la. 

Se a história for em quadrinhos, o processo é ainda mais complexo, afinal, além de contar com o apoio de um escritor que tem conhecimento do jogo, é imprescindível que se tenha uma equipe de arte capaz de preservar as características dos personagens de acordo com as imagens transmitidas no jogo. 

A fórmula de sucesso começou a ser explorada nos Estados Unidos em 1990 e atualmente tem conquistado espaço no mercado nacional. 

O Grupo Record, por meio do Selo Galera, tem apostado nesse estilo e já publicou livros relacionados com 10 games diferentes. Entre eles, Assassin's Creed, Residente Evil e Battlefiel merecem destaque.


Outro livro do gênero que tem sido muito elogiado é o God Of War, que foi publicado no ano de 2012 pela Editora Leya.


Além de saciarem a curiosidade dos fãs e contribuírem para um aumento na venda dos jogos, os livros tem uma finalidade essencial: estimulam o prazer pela leitura. Os adolescentes, que algumas vezes não se interessam pelos livros, se sentem curiosos pelas histórias sobre os games e com isso começam a ler. 

Esse pode ser o primeiro passo para despertar o prazer literário, uma vez que a leitura não será um obrigação imposta pela escola, mas sim uma opção do jovem. 

Sobre este assunto é importante destacar a iniciativa de uma professora americana que introduziu livros sobre games nas aulas e teve um resultado positivo entre os alunos. Segundo ela, o conhecimento prévio do tema fez com que os jovens se interessassem pelas obras e os resultados foram muito satisfatórios. Quem quiser pode clicar aqui e conferir a entrevista que a professora concedeu à Revista Veja.



You Might Also Like

8 comentários

  1. Na verdade, eu sou um amante de livros, além de jogar jogos para entretenimento, atualmente tenho uma coleção de jogos mod apk que podem ser baixados gratuitamente em: techbigs

    Coleção de jogos na moda!

    little big snake apk
    geometry dash apk
    subway surfers apk

    ResponderExcluir
  2. It’s really a cool and useful piece of info. I’m glad that you shared this helpful information with us.

    ResponderExcluir

  3. I have read so many content on the topic of the blogger lovers however this piece of writing is actually a nice paragraph, keep it up.

    whizzherald.com
    talesbuzz
    disposable mobile numbers
    Gogoanime
    Hentai App

    ResponderExcluir
  4. Everyone can download android apps on aptoide. Download it here: aptoide

    ResponderExcluir
  5. If you are interested in marketing manager contact list or want database marketing. We also provide sales automation software and marketing automation services. If you are interested, then please contact us for detailed information.

    ResponderExcluir
  6. Hi, are you interested for the slap kings mod apk website to get the latest and free tech updates? We are also providing hotspot shield premium mod apk

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato