Claro que te amo! Livros

CLARO QUE TE AMO!, DE TAMMY LUCIANO

04:00Isabela Lapa


Piera é uma adolescente de 19 anos que foi abandonada pela mãe com apenas 1 mês e vive na companhia do pai, Alberto, simplesmente o melhor pai do mundo: companheiro, compreensivo, dedicado, o homem que lhe ensinou os valores essenciais a um ser humano e que exerceu o papel de mãe melhor que muitas mães que encontramos por aí! Como toda adolescente, ela ama as melhores amigas (Drê, Renata e Denise) e é um misto de emoções, sentimentos e contradições: ao mesmo tempo em que é madura profissionalmente, ama o seu curso de arquitetura, o seu trabalho na empresa do pai e se dedica a ser uma boa filha, é completamente instável e insegura nas questões sentimentais.

O problema de Piera foi o traumático término com André, com quem namorou por seis anos e, inclusive, foi noiva. Após traí-la, ele retomou um namoro com a ex e, em menos de um ano, marcou um casamento. Sem acreditar que aquele casamento seria real, a nossa personagem decide comparecer ao evento para ver com os próprios olhos. Aquele momento a levou ao fundo do poço e a deprimiu por inteiro, mas ao mesmo tempo, foi essencial para que ela se libertasse e decide dar novos rumos para a sua vida.

Um tempo depois do casamento de André, quando Piera estava começando a colocar a sua vida em ordem, foi surpreendida com a notícia de que a sua mãe estava de volta, mas não estava bem de saúde e queria reencontrá-la para entregar uma herança que a deixaria rica para sempre. Naquele momento, ela teve certeza que a vida realmente tinha algo contra ela, afinal, ainda estava se recuperando do baque causado pelo ex namorado e teria que enfrentar um problema ainda maior. 

Em meio a um turbilhão de novos sentimentos, o que ela não imaginava é que muitas descobertas estavam por vir: o perdão, o amor, a pureza dos sentimentos paternais e, principalmente, a maturidade para enfrentar a vida e encarar os problemas e os medos com a cabeça erguida, sem desistir de ser feliz! 

Minhas impressões:

Desde que entrevistei a Tammy para o blog, as minhas expectativas sobre o livro estavam muito grandes e confesso que não me decepcionei. 

O livro é voltado para o público jovem e a história é completamente adequada: apresenta uma personagem em fase de construção da personalidade, ou seja, uma fase em que os passos, as descobertas e as escolhas são sempre rodeados de dúvidas e inseguranças. 

Diferente do que acontece algumas vezes, as inseguranças de Piera não a tornam uma personagem massante, pelo contrário, ela é encantadora e a sua personalidade é bem desenvolvida pela escritora. Nela conseguimos encontrar uma mulher segura, uma adolescente com medo das descobertas, uma profissional competente e dedicada, uma pessoa de qualidades e defeitos, como todo ser humano real. O que seria de nós, sem as nossas contradições?

Além disso, a história flui de forma muito natural e aborda diversas questões: a relação de Piera com o pai, com o ex namorado, com as amigas, com a mãe que aparece após muitos anos e com Marcelo e o seu novo amor (lindo, carinhoso, dedicado, cavalheiro e completamente apaixonado)! 

A escrita é simples e a narrativa, em primeira pessoa, contribui para a leitura rápida (li em uma noite) e para a sensação de proximidade com a personagem e com os seus sentimentos. Os diálogos acontecem naturalmente e em momento algum a história é rápida ou apressada. 

O interessante é que pelos olhos de Piera conseguimos perceber de forma bem definida as características das pessoas que faziam parte sua vida, em especial, as do seu pai (que se tornou um dos meus pais preferidos da ficção) e as de Marcelo. 

O final foi emocionante e bem romântico, mas Tammy deixou claro que nem tudo na vida tem solução, porém, a existência dos problemas, das perguntas sem resposta e dos medos que rondam a nossa cabeça e o nosso coração, não podem nos impedir de lutar e de acreditar na felicidade. 

Piera não perdeu os seus medos ao longa da história, ela apenas aprendeu a lutar contra eles. Ela  estava ciente de que nem sempre conseguiria ser forte, mas estava disposta a tentar, tentar e tentar! 

Destaques:

- Piera, além de ser estagiária de arquitetura, trabalhava como voluntária em uma obra social e a abordagem da escritora sobre a importância desses projetos e a sensação de felicidade e completude que eles causam na vida daqueles que contribuem para o bem dos necessitados foi muito interessante!

- Inúmeras músicas são citadas no livro. Dicas ótimas, modernas e variadas.

Book Trailer:




You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato