Dicas

Livros e filmes que podem estimular os concurseiros

04:00Isabela Lapa


Estudar para concurso não é uma tarefa fácil. Muito mais que dedicação, é preciso paciência e organização. Nem todos os dias temos ânimo e algumas vezes parece que o esforço não tratá um retorno positivo. 


Pensando nisso, resolvi organizar uma lista com alguns livros e filmes que estimulam a perseverança e trazem lições sobre pensamento positivo, superação e disciplina. Confiram as dicas:

1) LIVROS SOBRE SUPERAÇÃO:
A arte da guerra, de Sun Tzu: Milenar tratado militar de Sun Tzu, A Arte da Guerra é tão compreensível e atual que se tornou um texto clássico. Acredita-se, inclusive, que o livro tenha sido usado ao longo dos tempos por estrategistas militares como Napoleão, Adolf Hitler e Mao Tse Tung. Hoje, o livro migrou das estantes dos estrategistas para a dos economistas, administradores, políticos, vendedores, empresários e todos aqueles cuja meta é a vitória em todos os níveis.

Virando a própria mesa, de Ricardo Semler: Este livro promove a discussão sobre o relacionamento e as diferenças entre multinacionais e empresas brasileiras, aponta os vícios que levam companhias importantes à bancarrota e aconselha pequenas atitudes geradoras de grandes resultados: tirar folga durante metade de um dia qualquer, por exemplo; abolir o cartão de ponto; investir em leitura; encarar os funcionários como seres humanos. Princípios e virtudes que, combinados com o conhecimento de antigas teorias, são capazes de trazer para o campo da administração um futuro mais justo e lucrativo.

O Segredo, de Rhonda Byrne: Fragmentos de um grande segredo foram encontrados nas tradições orais, na literatura, nas religiões e filosofias ao longo dos séculos. Pela primeira vez, todas as peças do Segredo se juntam numa revelação incrível que transformará a vida de todos que o vivenciarem. Neste livro, você aprenderá como usar O Segredo em cada aspecto da sua vida - dinheiro, saúde, relacionamentos, felicidade, e em cada interação que você tem no mundo. Você começará a entender o poder oculto e inexplorado dentro de você e esta revelação pode lhe trazer muita alegria em cada aspecto do seu cotidiano.

O Código da superação, de José Luiz Tejon: Não existe quem não tenha algo a ser superado, seja uma grande dificuldade ou uma limitação própria e não existe superação fácil. Entretanto, não basta superar, pois depois da euforia da vitória vem um vazio, uma sensação de que tudo acabou. É preciso dar um passo além para que sua vida tenha sempre significado. Todas as pessoas possuem um código, uma chave, que ajuda a dar esse passo. É ele que desperta a força interna que nos faz levantar novamente. Ir além é encontrar nossa verdadeira missão de vida, que nos dá razão para viver não apenas uma luta, mas todas.


2) LIVROS QUE AUXILIAM NA ORGANIZAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ESTUDO:

Manual de um concurseiro: Por meio de uma escrita descontraída levada no ritmo de conversa, o autor explica como conseguiu se organizar e controlar a quantidade de matérias necessárias para passar em um concurso público, detalhando o método que utilizou para ser aprovado. Veja alguns depoimentos de leitores que obtiveram sucesso: “Muitas pessoas acham bobagem ‘perder tempo’ lendo livros sobre ‘como’ estudar, e que poderiam aproveitar melhor o tempo estudando, porém ficam anos estudando sem passar porque não sabem estudar. Graças a livros como o do Alex Viégas, do William Douglas e da Lia Salgado, fui aprovado em 6.° lugar para Minas Gerais no concurso para Auditor Fiscal da Receita Federal no ano de 2005. Tenho certeza mais do que absoluta de que não conseguiria se não fosse essa nova metodologia. Recomendo demais o livro do Alex. Leitura rápida que acrescenta muito”.

Como passar em provas e concursos públicos: Consagrado com o maior best-seller sobre concursos esta é a obra pioneira em técnicas de estudo e aprendizado: Como passar em provas e concursos. A obra reúne métodos que levam o estudante a aprender melhor e a render mais em provas. Um manual excelente que inspira e ensina por meio de esquemas que transformam o modo como o estudante conduz seu aprendizado. Repleta de técnicas e esquemas de fácil aplicação, utiliza linguagem clara, pessoal e dinâmica, com o objetivo de tornar qualquer pessoa capaz de organizar grande quantidade de material em pouco tempo, além de otimizar o estudo e assimilar melhor o conteúdo que pretende estudar. Como se não bastasse ser o maior conteúdo para sua preparação, apresenta novas formas de encarar o mundo e superar desafios que vão muito além dos estudos, assegurando ao leitor as respostas para aquelas dúvidas que nunca lhe foram sanadas. Um verdadeiro manual para sua preparação e a ferramenta ideal para cada passo de sua jornada rumo ao futuro.

3) FILMES:


Quem quer ser um milionário: Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

À procura da felicidade: Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Coração Valente: No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai deflagrar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

O Equilibrista: 7 de agosto de 1974. Philippe Petit se equilibra, de forma ilegal, em uma corda bamba estendida entre as torres gêmeas, em Nova York. Na época estes eram os prédios mais altos do mundo, sendo que após uma hora no local ele foi levado para um exame psicológico e, posteriormente, preso. Para realizar o feito Petit levou 8 meses planejando-o com amigos, buscando um meio de enganar a segurança do World Trade Center para que pudesse entrar no prédio com a corda de aço e equipamentos.

Aproveitem as dicas e tenham muito sucesso nessa empreitada árdua, mas que certamente trará ótimos frutos! 



You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato