Notícias

NOTÍCIAS: "Cinquenta tons de Cinza" incentiva a violência contra mulheres

11:18Universo dos Leitores

O site Vírgula, da Uol, publicou uma interessante matéria sobre uma pesquisa realizada por um grupo de professoras da Universidade de Ohio, acerca do livro "Cinquenta Tons de Cinza". 

Como todos sabem, aqui no blog nós não gostamos da obra (já falamos aqui), mas o que motivou a divulgar a notícia foi a abordagem da pesquisa - as professoras analisaram a questão de um ótica diferente, que foi além da história, da linguagem e da relação sexual. O trabalho foi pautado na questão emocional e no aspecto de valorização da mulher como um ser humano livre, pensante e independente. Elas conseguiram demonstrar que a violência não se resume ao aspecto físico e que o psicológico pode ser atingido de forma muito mais grave.

Vejam a notícia da Vírgula na íntegra:
A obra Cinquenta Tons de Cinza, que se transformou em um best-seller mundial, perpetua o problema da violência contra as mulheres, afirmou um estudo publicado nesta segunda-feira pela revista Journal of Women's Health.

A professora Ana Bonomi, da Universidade estadual de Ohio, e suas colaboradoras na pesquisa chegaram à conclusão que o abuso emocional e sexual domina o romance no qual a principal personagem feminina, "Anastasia", sofre danos como resultado.


"Embora a violência cometida pelos parceiros afete 25% das mulheres com prejuízo para sua saúde, as condições sociais atuais - com a normalização do abuso na cultura popular através de romances, filmes e músicas - criam o contexto que sustenta tal violência", disse o estudo.

O romance de E.L. James descreve a relação do multimilionário Christian Grey, de 28 anos de idade, e a estudante universitária Anastasia Steele, de 22, como "romântica" e "erótica".

Ana e suas colaboradoras neste estudo, Lauren E. Altenburger e Nicole L. Walton, leram o livro e fizeram resumos dos capítulos para identificar os temas principais.

Para o estudo, usaram como definição de violência cometida por um parceiro íntimo a dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, que inclui o abuso emocional através da intimidação e ameaças, o isolamento, a vigilância e a humilhação.

Na área da violência sexual a definição governamental inclui os atos e contatos forçados contra a vontade da pessoa, incluídos o uso de álcool e drogas e a intimidação.

"Este livro perpetua os padrões de abuso perigosos e, no entanto, se apresenta como uma história romântica e erótica para as mulheres", afirmou Ana. "O conteúdo erótico poderia ter sido conseguido sem o tema do abuso".

No romance, Anastasia sofre as reações comuns entre as mulheres que sofrem abusos, acrescentou o estudo.

A protagonista sente uma ameaça constante e uma perda de sua própria identidade, modifica seu comportamento para manter a paz na relação quando, por exemplo, esconde seu paradeiro para evitar a ira de Christian.

Além disso, torna-se impotente e está presa na relação à medida que sua conduta se transforma em uma resposta mecânica aos padrões de abuso de Christian.

"Cinquenta Tons de Cinza", publicado em 2011, vendeu mais de 70 milhões de exemplares. Além disso, um filme está sendo produzido com base na obra.



You Might Also Like

26 comentários

  1. Oie!

    Nossa, achei bem interessante esta reportagem.
    Eu li o livro, teve algumas coisas que não gostei, mas no todo gostei da história. Não tinha pensando por este ângulo.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa, eu também achei a abordagem da pesquisa muito interessante! Foi além do simples fato de gostar ou não da história!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela.

      Excluir
  2. Oi, meninas! Olha, eu realmente não tenho uma opinião formada em relação ao assunto. Não li os livros, mas já ouvi muito a respeito deles...No fundo, acho que concordo com a matéria, mas sei lá...Acho que só lendo mesmo pra conseguir pensar a respeito e, bom, não pretendo ler por enquanto..hahaha.

    bjs!!
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Carla! Mesmo a pesquisa não se relacionar com a idéia de gostar ou não da história, a leitura do livro é essencial para compreendê-la melhor.

      Se a sua lista de livros estiver grande por agora, não leia mesmo. Eu, particularmente, considero o livro péssimo!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela.

      Excluir
  3. Oi meninas.
    Gente, eu li o livro, eu adoro a trilogia, sério.
    Não acho que a história possa ter um impacto tão forte assim. Até porque eu não acho que o que é exporto possa ser tratado como violência. Sei lá, acho que não tem nada a ver. Minha opinião! Mas a pesquisa foi bem elaborada.
    Beijos :)

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, entendo a sua opinião, mas aos meus olhos a pesquisa entende como violência não a relação sadomasoquista, mas sim uma relação nestes termos quando uma das partes não tem certeza se gosta. Isso porque a Anastasia em diversos momentos se mostra confusa e demonstra que aceita o fato por se sentir inferior ao Grey! Penso que a pesquisa abordou o lado psicológico e não o físico.

      Abraços e obrigada por participar, Isabela.

      Excluir
  4. Hey Hey

    Achei interessante essa reportagem, não tinha pensado por esse ponto de vista... mas e bem isso né? kkkkkkkkkkk
    Adorei o post! :D
    Bjão!

    http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, também gostei muito da abordagem da pesquisa.

      Abraços e obrigada por participar, Isabela.

      Excluir
  5. Eu duvido muito que algum fã vá concordar com a matéria, principalmente porque já interiorizarão que tudo que acontece nele é normal, já que ambos estão em comum acordo. Pra mim, é sim um incentivo à violência física e emocional, uma vez que a mulher se torna simples objeto e gosta de ser. Uma cegueira sustentada pela fraqueza emocional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, concordo com você! Eu realmente acho o livro péssimo e a pesquisa tem todo sentido. A maioria dos fãs vão discordar porque pensam que a Anastasia gosta da relação, mas aos meus olhos ela não gosta, ela apenas aceita por se sentir inferior demais ao Grey. E é exatamente aí que reside a ideia da violência psicológica.

      Abraços e obrigada por participar, Isabela.

      Excluir
  6. Eu que não sou fã do livro, não concordo com a reportagem. Partindo do principio que a relação é consentida por ambas as partes, não incentiva a violência física. Mas em contra partida a violência psicológica que tais atos vão causar talvez sejam incalculáveis.

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lizzie, a reportagem aborda exatamente o aspecto psicológico, por isso que eu concordo. E sobre o consentido, não sei até que ponto ela realmente consente e até que ponto tem medo e perdê-lo por se sentir inferior a ele.

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  7. Estou lendo o último livro, o 50 tons mais escuros, e é o melhor de todos. Mas acho que Ana gosta de ter a presença de Christian, e ele sempre dá a opção para ela parar, mas ela não faz porque quer descobrir algo novo. Na verdade o que mais gosto do livro não é essa parte sexual e sim os mistérios por trás da personalidade de Christian. A história dele é bem mais interessante que a da Ana. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, eu acho que ela não pára porque tem medo dele desistir dela e ela nunca encontrar alguém tão "perfeito" como ele. Por isso concordo com o aspecto da violência.

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  8. Ler algo do tipo causa até um certo alívio, porque eu acho essa obra uma das mais machistas dos últimos tempos, é um atentando contra todas as mulheres. Eu me sinto péssima por ver tanta gente (mulheres!) idolatrando algo do tipo. É uma ótima pesquisa e foi ótimo encontrá-la aqui!
    Beijos e bom fim de semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Schrotz, que bom que gostou da pesquisa!

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  9. Eu abandonei o livro no primeiro capítulo, mas não concordo com a reportagem e acho que esse gênero literário tem muito valor e até ajuda a mulher de várias formas.

    Beijos!
    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Acho que o problema não é o gênero literário, mas a questão do querer/não querer o relacionamento nos moldes mostrados. A pesquisa analisou o fato da Anastasia ter, de certa forma, medo do Grey.

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  10. Pesquisa muito bem elaborada para nos fazer pensar por outro ângulo. Mas, sei lá, ainda acho que a trilogia nem é tão ruim assim, não nesses termos...

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ítalo, tudo bem? Penso que a pesquisa só entendeu assim em razão do psicológico da Anastasia perante o Grey!

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  11. Cada vez mais tenho menos motivos para ler a trilogia. Não sei o motivo, mas livros desse gênero não me agradam.
    ;)
    Beijos!
    https://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo bem? Realmente não tem nada de especial nos livros, eu também não indico! Quanto ao gênero, não tenho nada contra, mas desde que a história seja bem construída, o que não acontece aqui.

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  12. cara eu até entendo que a ana não goste de sadomasoquismo p, mas acho q é por isso as reações dela, tipo o livro não é bom pelo menos só li o primeiro mas enfim
    não concordo com a pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, é exatamente por ela não gostar que a violência ocorre. Aceitando ou não, ela se submete por medo e por se sentir inferior, o que não deixa de ser uma violência psicológica. Pelo menos eu penso assim!

      Abraços, Isabela.

      Excluir
  13. Eu ainda não li os livros, mas sei lá, achei a matéria muito extremista. Os livros influenciam sim a vida das pessoas, mas não podemos tirar delas o livre arbítrio de escolher fazer algo ou não. É como se a matéria dissesse que os livros obrigam as pessoas a machucarem umas as outras. Não concordo.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, tudo bem? Eu entendo o seu ponto de vista e concordo com ele, afinal, as pessoas tem que pensar por elas mesmas.

      Mas acho que a pesquisa quis dizer que influencia no sentido de que a história, de certa forma, supervaloriza o homem e diminui a mulher, porque era assim que a Anastasia se sentia em relação ao Grey: inferior. E esse complexo, de certa forma, fazia com que ela aceitasse uma relação na qual não se sentia satisfeita, o que não deixa de causar um impacto psicológico grave. Não acho que a pesquisa abordou a questão física.

      E mais: por mais que a gente sabe que é só uma história, muitas pessoas não tem a mente preparada para o tema, o que causa a ideia de que um homem lindo, rico e poderoso pode tudo, o que é completamente errado!

      Abraços e obrigada por sempre participar com a gente, Isabela.

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato