Coleção Valagume Infanto-juvenis

Coleção Vagalume, uma eterna paixão

04:00Isabela Lapa


Quem foi criança ou adolescente nas décadas de 80 e 90 provavelmente conheceu algum livro da Série Vagalume. Nessa época muitos dos trabalhos escolares eram baseados nas leituras de obras dessa coleção que começou a ser publicada pela editora Ática em 1972 e continua até os dias atuais. Muitos jovens viam a Literatura como algo chato, talvez pelo fato de muitas escolas exigirem a leitura de clássicos, que possuem em sua maioria uma linguagem mais rebuscada, mas com a Série Vagalume muitos passaram a ter prazer em suas leituras e tornaram-se leitores que adotaram o hábito de ler como atividade de lazer e diversão.

Muitos títulos da coleção ficaram bastante conhecidos, atingindo pessoas de várias idades e não apenas o público infanto-juvenil. Dentre eles, cito “Éramos seis”, de Maria José Dupré, “O escaravelho do diabo” e “O caso da borboleta Atíria”, ambos de Lúcia Machado de Almeida.

Outro ponto forte da Série Vagalume é a atemporalidade da maioria das obras, que se lidas nos dias de hoje também encantarão com suas histórias marcadas principalmente por aventuras, mistério e ação.

Eu, particularmente, tomei gosto pela leitura desde bem cedo e sempre gostei dos trabalhos escolares baseados em livros. Em minha casa já tinha vários da coleção Vagalume por causa das minhas irmãs mais velhas e eu sempre acabava lendo outros além dos solicitados pela escola. Por causa disso, optei por indicar aqui 10 dos que me marcaram. A Série possui mais de 70 livros e quem tiver interesse em conhecer todos os títulos pode encontrar facilmente em uma rápida pesquisa pela internet. 

Estão listados não por preferência e sim por ordem alfabética:

A ilha perdida – Maria José Dupré
Açúcar amargo – Luiz Puntel
Aventura no império do sol – Silvia Cintra Franco
Enigma na televisão – Marcos Rey
O mistério do Cinco estrelas – Marcos Rey
O outro lado da ilha – José Maviael Monteiro
O rapto do garoto de ouro – Marcos Rey
Sozinha no mundo – Marcos Rey
Tráfico de anjos – Luiz Puntel
Um gnomo na minha horta – Wilson Rocha
A boa notícia é que quem não faz questão de adquirir exemplares novos pode encontrar facilmente muitos títulos da Série Vagalume em sebos e locais que vendem livros usados (já vi alguns pelo ínfimo valor de R$ 5,00!). 

Uma ótima dica de presente para incentivar crianças e pré-adolescentes que ainda não se encantaram pelo maravilhoso universo da Literatura.

E então leitores, lembram dessa coleção? Qual foi o livro preferido de vocês? Comentem e participem conosco!

                                                       

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato