Editora Rocco J. K. Rowling

O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith, o pseudônimo de J. K. Rowling

22:09Universo dos Leitores


J. K. Rwolling dispensa apresentações. Conhecida mundialmente pelo sucesso da saga Harry Potter, ela também publicou o livro adulto Morte Súbita, completamente envolvente e impactante, por meio do qual ela tornou a comprovar o seu talento literário e a sua capacidade de transportar o leitor a outro universo. 

Recentemente, uma grande surpresa foi noticiada: sob o pseudônimo Roberth Galbraith, ela havia publicado um livro chamado “The Cuckoo’s Calling”. Quando a novidade se espalhou, quem ficou feliz foi o Paulo Rocco, que tinha adquirido os direitos de publicação da história no Brasil, mesmo sem saber a real escritora. Assim, neste mês, chegou por aqui esse grande livro, com o título “O Chamado do Cuco”. É sobre ele que vamos falar agora. Confiram: 

Sobre o livro: 

Cormoran Strike é um detetive particular que está passando pela pior fase de sua vida: sem clientes, com inúmeras dívidas e uma intensa crise no seu casamento com Charlotte. Veterano de guerra, ele não tem uma das pernas, o que por vezes causa dores insuportáveis.

"De natureza metódica e meticulosa, Strike fora treinado para 
investigar com padrão elevado e rigoroso." 

Sua vida, que estava completamente desanimada e sem rumo ganhou um novo gás quando o irmão de Lula Landry, uma modelo famosa que havia cometido suicídio três meses antes, lhe procurou. Apesar das inseguranças iniciais, Strike aceitou reabrir o caso e investigar os acontecimentos relacionados com a morte da garota, já que o seu irmão descartava a hipótese de suicídio. 

A partir do momento em que aceitou o caso, ele adentrou em um universo diferente: status, mentiras, segredos, mídia e muito mistério. A cada pessoa interrogada novas dúvidas aparecem e o investigador, auxiliado por Robin, a sua inteligente e bem humorada secretária temporária, começa uma busca interminável pela verdade.

"Provar, resolver, atrair, proteger: estas eram coisas dignas de se fazer; 
importantes e fascinantes. Robin sabia que Matthew a considerava um tanto 
infantil e ingênua por pensar assim, mas ela não podia evitar." 

Nossas Impressões: 
Diferente da complexidade de Harry Potter e da crueldade de Morte Súbita, este livro nos apresenta uma história simples, no entanto, extremamente bem construída, inteligente e envolvente, como tudo que vem de J. K. Rowling. 

Com um texto bem estruturado e que se revela aos poucos, a obra prende a atenção desde a primeira página, que narra em detalhes e com muita intensidade a cena do suicídio da modelo Lula Landry, chamada de Cuco pelos amigos. 

Ao longo da obra, acompanhamos as dificuldades enfrentadas pelo detetive, que nem sempre conta com o apoio das pessoas e que se depara com segredos inimagináveis sobre a vida de Lula, que era adotada, tinha transtorno bipolar, um relacionamento amoroso conturbado e muitos falsos amigos. 

Em meio ao contexto da investigação, conhecemos a vida de Strike, as suas características e manias, além de acompanharmos a evolução da amizade entre ele e a secretária Robin, que acontece de forma natural e agradável. Nem preciso mencionar que todos os personagens são bem desenvolvidos e até os que aparecem em uma ou duas cenas são descritos e definidos com uma característica específica, o que realça a escrita detalhista e perfeccionista da escritora. 

Além disso, a história foi muito bem ambientada. Tudo aconteceu em Londres em meio a celebridades, jornalistas, cantores renomados etc, o que contribuiu para um cenário diferente e que permitiu uma grande liberdade ao texto. 

Um destaque da obra é o tom irônico de alguns diálogos, que mesmo sérios nos fazem rir. Acerca desse ponto, é imprescindível mencionar a passagem em que a secretária Robin encontra uma matéria comentando sobre o vestido que a modelo usava no momento em que caiu da janela do prédio. De acordo com a reportagem, vários fãs se interessaram pelo modelo, que esgotou em 24 horas. 
Com um final satisfatório e inesperado, a história terminou sem pontas soltas ou falhas de narrativa. A forma como J. K Rowling escreve é tão contagiante que ela conseguiu criar uma obra simples, repleta de clichês e ao mesmo tempo, diferente e inteligente! 

Só resta aguardar a próxima aventura do Detetive Cormoran Strike! 

Notícia boa para vocês: um exemplar deste livro será sorteado na promoção de 1 ano do blog, participem aqui.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato