Crítica Editora Casa da Palavra

Esses livros dentro da gente, de Stella Maris Rezende

00:30Universo dos Leitores

Que eu sou apaixonada por literatura eu acredito que todos vocês já sabem! No entanto, mais que as histórias contidas nos livros, eu admiro os escritores, que são aqueles que possuem o dom de encantar com as palavras e de nos transportar para universos imaginários e ao mesmo tempo tão reais.

Em razão dessa enorme admiração, sempre penso no quanto essa tarefa demanda amor, atenção, estudo e dedicação incondicional. Todos esses meus pensamentos foram confirmados quando terminei a leitura de um livro encantador, escrito por Stella Maris Rezende e intitulado como "Esses livros dentro da gente".
Nele, abusando da oralidade e demonstrando todo o seu amor pela escrita, Stella apresentou, por meio de versos curtos, dicas para os jovens leitores. Em meio a tanta magia que permeia o universo dos escritores, ela conseguiu ressaltar os aspectos principais para se criar uma história inesquecível: ler muito, estudar sempre, apreciar as coisas simples da vida, amar o próximo, valorizar cada momento, praticar atividades de rejuvenescem a mente, conhecer a língua portuguesa e as figuras de linguagem etc.
Posso dizer que todas as dicas contidas no livro demonstram que para ser escritor é preciso ter coragem, persistência e ser fiel às próprias vontades e aos próprios desejos. Da mesma forma, é preciso inovar, observar, indagar e ver o mundo com um olhar apaixonado, um olhar de sonhos, de desejos e de esperança.

É impossível descrever em uma resenha a mensagem do livro. Na verdade, trata-se de um trabalho impossível de ser resenhado, já que a simples tentativa reduz a sua grandeza e a sua beleza. Sem dúvida é uma leitura obrigatória não só para os jovens escritores como também para todos os amantes da literatura. 

Confesso que li todas as dicas de uma vez só, mas repassei cada uma delas milhares de vezes... Um livro doce, sincero, inteligente, encantador e inesquecível... Mais um para a minha coleção de leitura especiais e uma reafirmação do que eu já sabia: Stella Maris é uma escritora impecável! 
Por fim, preciso destacar as ilustrações do artista plástico Eduardo Albino, que conferiram um charme especial para a obra e conseguiram transmitir com delicadeza as dicas narradas pela escritora. 

Leiam! Encantem-se! Descubram seus talentos e valorizem a atividade mágica de criar histórias... 

Prêmios: O livro foi publicado no ano de 2002 e já recebeu alguns prêmios importantes:

- Altamente Recomendável Para Jovens – FNLIJ
- Catálogo da Feira do Livro de Bologna/2003
- Obra selecionada pela FNLIJ para Brazilian Book Magazine/2003


Um dica: No site da Stella tem referências de sites para adquirir o livro. Eu aproveitei as opções e comprei o meu na Livraria Travessa, que entregou com muita agilidade e trouxe o exemplar em perfeito estado.  



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato