Bernard Comment Editora Tordesilhas

Fragmentos, de Stanley Buchtal e Bernard Comment

00:36Universo dos Leitores













Publicado pela Editora Tordesilhas, Fragmentos reúne registros íntimos da cantora e atriz 
Marilyn Monroe.


Através deste compilado póstumo de cartas, anotações, poemas e fotos Stanley Buchtal e Bernard Comment fazem um convite para conhecermos a Norma Jean (nome de batismo ) por trás da atriz e cantora Marilyn Monroe.

Fragmentos nos leva a conhecer o lado mais sensível de Marilyn, muitas vezes negligenciado pela mídia que reduzia a sua imagem ao símbolo sexual que ela acabou se tornando. E por mais que esta observação soe piegas, Marilyn Monroe tinha muito a oferecer além de sua beleza e talento.



Neste trabalho descobri que Marilyn Monroe era fã de autores clássicos como Dostoievisky, Kerouak, Milton e Hemingway, sendo também uma leitora ávida que tinha uma biblioteca particular com mais de 400 títulos . Além da paixão pela leitura, Marilyn se aventurava na escrita através de poemas e textos onde se expressava com freqüência, e também era admiradora de artes plásticas.
Se você não acompanhou na época (ou conheceu posteriormente) o auge de Marilyn Monroe nos cinemas, pode até achar que a minha surpresa é um tanto quanto preconceituosa, afinal, tornar-se um símbolo sexual não impede que ninguém se torne um leitor voraz ou um apreciador de arte não é mesmo? 

Acontece, que infelizmente a mídia e os fãs se apegaram tanto à imagem de mulher irresistível e símbolo sexual, que deixaram de conhecer o lado mais sensível da artista talentosa que protagonizou incríveis sucessos de crítica, como "Quanto Mais Quente Melhor", considerada uma das melhores comédias de todos os tempos. 

Infelizmente esta imagem reducionista afetou a sensibilidade de Marilyn, que através de seus textos aparentava dificuldades em lidar com o autoconhecimento e questionava suas percepções sobre assuntos como arte, vida e existência.

Os organizadores alertam logo de cara sobre a dificuldade de compreensão em alguns momentos, dificuldade que pode ser justificada pela falta de domínio da ortografia por parte de Marilyn, ou mesmo pelo seu estado de espírito, muitas vezes confuso.

Mesmo os textos mais abstratos de Monroe são válidos e interessantes, por mostrarem de forma despretensiosa momentos íntimos da atriz. O resultado ficou incrível e o livro nos coloca como espectadores desta intimidade pouco revelada até então.


É  interessante destacar o trabalho da Editora Tordesilhas ficou fantástico: o livro tem capa dura, fotos, anotações triviais (como uma lista de supermercado) e poemas rascunhados, onde podemos conhecer a letra de Marilyn. Um trabalho excelente, pra fã nenhum botar defeito. 



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato