Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: O Crescimento da Literatura Voltada Para o Jovem Adulto (Young Adult)

10:16Kellen Pavão

Em todo o mundo  um novo seguimento literário chamado YA (ou Young Adult) que em português pode ser chamado de "jovem adulto" vem crescendo e ganhando espaço. Cada dia mais os jovens tem se interessado pela literatura, o que tem estimulado o mercado editorial a dar uma maior atenção a este público específico. 

Podemos dizer que este seguimento fica em uma fase intermediária, entre os livros adultos e os infanto-juvenis. Diferentemente destes, o YA é bem abrangente, sendo focado nos jovens de 15 a 29 anos ou ainda nos adultos que se interessam por cultura jovem. 

Normalmente o YA foca em temas adolescentes como suas inseguranças, medos, conflitos familiares, dúvidas, relacionamento, amizade, bullying, depressão, drogas, aceitação social sexualidade, etc. Mesmo nos livros que envolvem magia ou fantasias, temos a abordagem de tais questões. Os YA  são escritos na forma de drama, romance, comédia, terror, fantasia, contos, aventuras, ficcção, dentre outros gêneros.


Não é regra, mas normalmente estes livros possuem protagonistas jovens, senso de humor, abordagem e ponto de vista adolescente, são contemporâneos, utilizam uma linguagem direta, valorizam os diálogos e utilizam gírias em alguns casos.

Representando o gênero temos a Saga Crepúsculo, a Trilogia Jogos Vorazes, Harry Potter, As Vantagens de Ser Invisível, dentre outros grandes sucessos entre o público YA. Esta nova fatia do mercado tem crescido muito, fazendo com que a maioria dos livros se tornem um grande sucesso, o que acaba rendendo versões para o cinema, igualmente populares. Confiram abaixo alguns dos sucessos YA:

Harry Potter

 As Vantagens de Ser Invisível




A Culpa é das Estrelas



O Diário da Princesa



Jogos Vorazes



Gossip Girl


Percy Jackson

Série Fronteiras do Universo



Saga Crepúsculo



Quais desses livros vocês já leram? Indicam algum outro pra gente? Comentem e participem conosco!




You Might Also Like

1 comentários

  1. Com certeza esse tipo de leitura incentiva os jovem que não gostam de ler a começarem, gostei do post.Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato