Contos Contos de Imaginação e Mistério

Contos de Imaginação e Mistério, de Edgard Allan Poe

00:00Universo dos Leitores


"Não fui o que os outros foram
Não vi o que os outros viram
Mas por isso, o que amei,
amei sozinho." 
(Edgar Allan Poe)

“Contos de Imaginação e Mistério” é um livro incrível, publicado da Editora Tordesilhas, impresso em capa dura, com ilustrações maravilhosas, e que reúne 22 das grandes e inesquecíveis histórias de Edgard Allan Poe, conhecido como o mestre do suspense e do terror.

Com cenários sombrios, marcados por mistérios e acontecimentos sobrenaturais e inimagináveis, as histórias deste livro nos transportam para a mente do escritor de forma tão intensa que é simplesmente impossível parar de ler. 
Um aspecto interessante é que todas as narrativas são feitas em primeira pessoa, o que causa uma aproximação com cada personagem, conferindo veracidade aos acontecimentos e aos dramas vivenciados, por mais ilógicos e inimagináveis que eles sejam. 

A sensação que fica é a de que os protagonistas variam entre a lucidez e a loucura, os sentimentos se confundem, são depressivos e pessimistas, condizentes com as descrições acerca da personalidade do próprio escritor. 
As descrições são detalhadas, os textos são inteligentes, repletos de mistérios e possuem um vocabulário diferenciado e estiloso. É preciso destacar que em alguns contos o final permanece em aberto, instigando a imaginação do leitor e demonstrando a capacidade do escritor em construir histórias que transcendem a uma única hipótese e a uma ideia fechada. 

Entre os diversos contos do livro, os mais famosos são “O Assassinato da Rua Morgue”, “O Poço do Pêndulo” e “O Gato Preto”. Porém, todos eles são igualmente incríveis e se destacam em algum ponto específico.

Um que chamou a minha atenção de forma particular e que eu li e reli algumas vezes antes de passar para o próximo foi o intitulado "Os fatos do caso do sr. Valdemar". Nele, Poe narra a história de um homem, o Sr. Valdemar, que passa por um processo de hipnose ou mesmerização, vivenciando um estado de morte. As descrições são tão reais e tão intensas que cheguei ao ponto de questionar a veracidade das mesmas. 
Esse foi o primeiro livro de Poe que eu li e sem dúvida já está entre um dos meus livros preferidos. A sua capacidade narrativa e a grandeza da sua mente são perceptíveis em cada parágrafo, cada diálogo e cada descrição! Sem dúvida um escritor habilidoso e perspicaz, que merece a fama que tem...
Li diversas opiniões sobre a sua obra, mas a de Arthur Conan Doyle, criador do incrível Sherlok Holmes, condiz perfeitamente com a minha impressão:

“Cada um dos contos policiais de Poe é uma raiz, da qual desabrocha uma literatura inteira... O que eram os contos policiais antes que Poe aparecesse e soprasse vida neles?"



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato